Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva deixa toda SP e marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção

Praça Marechal Deodoro, em Santa Cecília, alagada em São Paulo, na tarde de hoje - Gustavo Giuberti/Twitter
Praça Marechal Deodoro, em Santa Cecília, alagada em São Paulo, na tarde de hoje Imagem: Gustavo Giuberti/Twitter

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

24/02/2020 17h57

A forte chuva que atingiu São Paulo por volta das 17h escureceu o céu da cidade e deixou toda a Capital e as marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção para alagamentos. Às 18h14, a cidade tinha 15 pontos de alagamento, 6 deles intransitáveis, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura.

Entre 16h30 e 17h20, o CGE foi registrando Estado de Atenção para alagamentos em diferentes regiões, começando pela zona norte e marginal Tietê, depois ampliado para as regiões central, Marginal Pinheiros e Oeste. Às 17h20, toda a cidade entrou em Estado de Atenção, com o nível de risco sendo elevado também nas zonas leste, sul e sudeste.

Alagamentos

Por volta das 17h40 houve registros de alagamento nas avenidas Nove de Julho e na rua Argentina, nos Jardins (zona oeste). O túnel do Anhangabaú ficou alagado por mais de uma hora. Água e lixo acumulado impediam a passagem de carros.

Segundo o CGE, o cruzamento da rua Manoel Dutra com a avenida Nove de Julho, na altura da praça 14 Bis, estava com um alagamento intransitável, bem como a Praça Pascoal Martins, na Barra Funda (zona oeste), a rua Batista Pereira, no Cambuci, e dois pontos da avenida 23 de Maio, um na Liberdade e outro na altura da Praça das Bandeiras.

A mesma fonte indicava pontos transitáveis de alagamento na marginal Tietê na altura da ponte da Casa Verde. no bairro do Limão, na avenida Pompeia e na rua Harmonia, em Pinheiros.

Destruição

Segundo a TV Bandeirantes, o Terminal Bandeira, na avenida Nove de Julho, alagou. O telejornal Brasil Urgente informou que o telhado da lanchonete McDonalds do bairro Vila Nova Cachoeirinha desabou.

Até as 19h50, os Bombeiros haviam atendido a 12 chamados de quedas de árvore ou de árvores com risco de queda e um atendimento de enchente.

Grande SP e interior

Também segundo a TV, há alagamentos em Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo.

No Estado de São Paulo, a Defesa Civil informava sobre chuva intensa no litoral Norte, Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes, ABC e toda a cidade de São Paulo.

Previsão

A previsão para esta terça-feira (25) é que São Paulo seguirá com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 18ºC e máximas que podem chegar aos 29ºC. A aproximação de um sistema frontal provocará pancadas de chuva entre o final da tarde e a noite, com descargas elétricas, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos.