Topo

Esse conteúdo é antigo

Quem é o grupo que projeta frases de esperança nos prédios de Goiânia

Frases de esperança e orientação sobre o coronavírus são projetadas em prédios de Goiânia - Arquivo pessoal
Frases de esperança e orientação sobre o coronavírus são projetadas em prédios de Goiânia Imagem: Arquivo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto

27/03/2020 21h37

Quem passa ou mora no centro de Goiânia foi surpreendido nos últimos dias com mensagens de apoio e orientações sobre o coronavírus que estão sendo projetadas em um dos prédios comercial mais alto da região. As exibições acontecem todas as noites, às 19h e duram cerca de uma hora.

A iniciativa foi de cinco amigos que se uniram para levar mensagens positivas e informativas aos moradores da capital goiana e criaram o projeto Abraço à Distância. As exibições começaram no dia 20 e serão realizadas durante todo o período de isolamento social determinado pelo governo.

"Tem gente que está sozinha em casa nesse momento, então o objetivo é mostrar que estamos todos juntos passando por essa pandemia e levar uma palavra positiva. Logo no primeiro dia que fizemos a exibição muita gente participou. Recebemos diversos depoimentos de amigos e de pessoas que nem conhecemos falando que estavam se sentindo bem com a ação e ficamos muito emocionados", conta a produtora cultural Claudia Fernandes, uma das integrantes do grupo.

Grupo projeta frases esperançosas em prédios de Goiânia

Um equipamento instalado no apartamento de um dos integrantes do grupo projeta as frases na fachada lateral do prédio em frente. As mensagens atingem o tamanho de seis andares e podem ser vistas à distância. Além disso, quem mora longe também pode acompanhar as exibições através do Instagram da produtora cultural. Tudo é transmitido ao vivo.

"Vemos que vai chegando o horário de começar as projeções, as pessoas vão saindo para a sacada ou se juntam nas janelas apara assistirem. E isso nos faz continuar e ver que de alguma maneira estamos fazendo o bem. Esse momento é de ficar em casa e a gente precisa fazer a diferença", acrescenta.

Paulo e Claudia integrantes do projeto Abraço à distância - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Paulo e Claudia integrantes do projeto Abraço à distância
Imagem: Arquivo pessoal

A cada dia novas mensagens são projetadas. Além das criadas pelo grupo, eles também recebem sugestões de pessoas que vêm acompanhando o projeto. Algumas das frases projetadas nesta semana foram: Já ligou para que ama hoje?; Por favor, fique em casa!; Tudo passa!; Força Goiânia, tudo vai ficar bem; Você não está sozinho.

"Todos os dias pensamos em novas mensagens inspiradoras para confortar as pessoas nesse momento em que estão mais sozinhas, além de das mensagens de orientações de como prevenir o coronavírus, que é muito importante", diz a produtora cultural.