Topo

Esse conteúdo é antigo

PA: Farmácias vendiam acetona como álcool em gel; polícia apreende frascos

Farmácias estavam vendendo removedor de esmalte com rótulo de álcool em gel - Divulgação
Farmácias estavam vendendo removedor de esmalte com rótulo de álcool em gel Imagem: Divulgação

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

02/04/2020 21h01

A Polícia Civil do Pará apreendeu hoje mais de 800 frascos de removedor de esmaltes que estavam sendo vendidos como álcool em gel em quatro farmácias localizadas em dois municípios de regiões distintas do Pará. Um dos grandes aliados na prevenção contra o coronavírus é o álcool gel. Devido à alta procura, o preço inflacionou e criminosos estão se aproveitando para vender versões adulteradas do produto.

Na primeira apreensão, os policiais encontraram 686 frascos com o líquido suspeito em três farmácias no município de Abaetetuba, na região metropolitana de Belém.

Polícia apreendeu mais de 800 frascos de acetona em farmácia - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na sequência, houve outra denúncia no município do Portel, na ilha do Marajó, onde mais 159 frascos adulterados foram apreendidos.

Nos dois casos os proprietários vão responder TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) pelos crimes contra saúde pública, contra relação de consumo e economia popular.

A polícia ressalta que a venda desses materiais do tipo farmacêutico ou sanitizantes requer uma autorização do órgão sanitário para que possam ser comercializados de forma legal, segundo consta na Lei Federal 6.437/77.

Os materiais apreendidos foram encaminhados para análise.