Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Inquérito vai apurar consequências de bloqueios de ruas em SP

5.mai.2020 - Circulação de carros na Avenida Radial Leste, em São Paulo - CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
5.mai.2020 - Circulação de carros na Avenida Radial Leste, em São Paulo Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 22h00

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital instaurou hoje inquérito civil para apurar os reflexos da implementação de bloqueio de avenidas e ruas da cidade de São Paulo para a circulação de veículos.

Vias da capital paulista foram bloqueadas em horários de picos como medida da prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus. Hoje, uma ambulância ficou presa no congestionamento.

No inquérito, foram pedidos esclarecimentos à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quanto aos estudos técnicos da área de tráfego e de saúde que embasaram a adoção da medida de bloqueio das avenidas Moreira Guimarães, Santos Dumont, Radial Leste e Francisco Morato.

A Promotoria quer saber se há estudos visando ampliação do bloqueio para outras vias ou a realização de adequações no procedimento, se os estudos e planejamento da medida levaram em conta os reflexos e interferências eventuais com o regime de rodízio de veículos e quais as consequências previstas e já observadas para a circulação de pedestres, profissionais de saúde, veículos de transporte coletivo e veículos que atendem a situações emergenciais de saúde e segurança pública e outros serviços essenciais.

Ao instaurar o inquérito, a Promotoria considerou que os bloqueios acabaram por "causar congestionamentos e indesejáveis dificuldades para a circulação em geral, inclusive de ambulâncias, resultado que, a princípio, pode gerar reflexos negativos para o combate à pandemia em questão, além de consequências para a ordem urbanística".