Topo

Esse conteúdo é antigo

MP investigará homem que apareceu nu em videoaula de crianças em Araraquara

Reprodução
Imagem: Reprodução

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

06/05/2020 22h14

O Ministério Público abriu uma investigação para apurar um homem que mostrou as nádegas durante uma videoaula de uma escola particular em Araraquara (SP). Na imagem, ele aparece de costas ao fundo, atrás de uma menina, com as calças abaixadas e sem camisa. Segundo o MP, participavam cerca de 20 crianças da transmissão, com idades variando entre seis e sete anos.

A videoaula da escola Objetivo ocorreu em 30 de abril e, após a aparição do homem, a transmissão foi interrompida. O MP solicitou cópia da filmagem, identificação da aluna e de seus responsáveis legais, e ainda as medidas administrativas adotadas. Em nota divulgada hoje, o órgão informou que aguarda o envio da documentação pela escola.

Além do MP, o colégio criou uma Comissão de Inquérito Disciplinar para apurar o caso. Conforme o assessor André Luiz Lourenço, participam da comissão pais, professores e o departamento jurídico, além de integrantes da mantenedora da escola. A intenção é "avaliar minuciosamente o vídeo" e ouvir os pais da criança. Em seguida, o material vai ser encaminhado para o MP. Segundo a escola, não há prazo definido para a comissão terminar os trabalhos.

Conforme o presidente da seccional de Araraquara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tiago Romano, o homem pode responder por ato obsceno, que pode resultar em detenção de três meses a um ano, segundo o Código Penal.

"Em tese, foi um ato obsceno ou algo mais grave pois a gente não sabe qual era a intenção dele. Estamos lidando com uma sala onde tem crianças. Então você tem toda a proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que pode se caracterizar em algo bem mais grave. Paralelamente a isso nos estamos a se tratar de uma prestação de serviço, da escola ser responsabilizada também", observa o advogado.