Topo

Esse conteúdo é antigo

Drive-thru com testes rápidos de covid-19 em Santos tem 117 casos positivos

Prefeitura de Santos promove testagem rápida em massa dos moradores da cidade neste sábado (30) - Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos
Prefeitura de Santos promove testagem rápida em massa dos moradores da cidade neste sábado (30) Imagem: Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

30/05/2020 19h17

Um serviço de drive-thru com testes rápidos para covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, testou 2.066 pessoas neste sábado (30) em Santos, na Baixada Santista.

De acordo com a prefeitura da cidade, 117 testes tiveram o resultado positivo para a doença, ou 5,6% do total. O centro de testagem rápida foi montado na Arena Santos e está disponível apenas para moradores com sintomas ou que podem ter entrado em contato com alguém que teve a doença até quarta-feira (3), das 8h às 14h.

Todas as pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, para confirmar a doença. Mais detalhado, este exame fica pronto a partir de três dias da coleta da amostra.

No dia 13 de maio, quando a prefeitura fez a primeira testagem em massa nesse modelo, o número de casos positivos foi menor, 25, em um número total parecido de testes. O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, admite que isso mostra que a doença continua espalhando-se na cidade litorânea.

"Esse resultado nos mostra que, embora o número de infectados aumente, estamos conseguindo atender a todos na rede de saúde instalada no município, sem dificuldades", afirmou o secretário. "Os próximos dias de testagem serão importantes para nos mostrar se essa tendência se mantém. Aprimoramos nosso fluxo e nossa equipe está mais coesa, o que nos permite esse número expressivo de testes em um único dia."

De acordo com a companhia de tráfego local, a as avenidas no entorno do ponto de testagem chegaram a registrar um quilômetro de congestionamento por causa da fila de carros.

Até hoje, Santos registrou 3.518 casos confirmados de covid-19, com 149 mortes. A cidade está com cerca de 70% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados.

Na quarta-feira (3), a prefeitura vai apresentar um plano de retomada gradual para a abertura do comércio e outras atividades fechadas por causa da pandemia.

Após uma reavaliação do governo do estado, a cidade passou da zona vermelha para a laranja, de acordo com o plano de reabertura no estado de São Paulo apresentado pelo governador João Doria (PSDB).