Topo

Esse conteúdo é antigo

Vítima de covid-19 interrompeu faculdade por filho e planejava nova casa

Ana Késsia Lima morre de coronavírus - Arquivo pessoal
Ana Késsia Lima morre de coronavírus Imagem: Arquivo pessoal

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

18/06/2020 12h36

"Ela era uma mulher extraordinária, guerreira, amorosa, determinada e com muitos sonhos. Estava radiante. Não sei como vou viver sem ela". O desabafo é de Alexandre Henrique Maciel, marido de Ana Késsia Lima, 30, que morreu, ontem, vítima do novo coronavírus. Ela estava internada em um hospital particular de Boa Vista, em Roraima, e a família pagava R$ 20 mil pela diária da internação.

Ana Késsia nasceu em Fortaleza e não tinha comorbidades. Era casada há quatro anos com Alexandre e tinha dois filhos pequenos. O corpo da dona de casa foi enterrado na tarde de ontem, em Boa Vista.

A mulher começou a sentir dores no peito após ser diagnosticada com a covid-19 em 11 de junho. De acordo com Alexandre, ela buscou atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR), mas seu caso foi classificado como sendo de pouca urgência e teve aguardar duas horas pelo atendimento.

No local, o profissional de saúde informou que a falta de oxigênio poderia ser tratada em casa e a liberou, mas Alexandre explicou que optou por levá-la a uma clínica da rede privada. O UOL procurou o HGR e não obteve resposta do estabelecimento até a publicação da reportagem.

O quadro da doença evoluiu rápido e a dona de casa precisou ser intubada e internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital da rede privada. O custo do tratamento pode ter ultrapassado mais de R$ 400 mil. Alexandre Henrique afirmou que só descobrirá o valor na tarde de hoje.

"Hoje estarei buscando essa informação para saldar a dívida. Foram feitas muitas doações de amigos, parentes e pessoas que se comoveram com a situação. Vou estar usando esse dinheiro para custear o funeral e amortizar a dívida junto ao hospital", afirma em entrevista ao UOL.

Ana Késsia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ela me tornou um homem melhor, declarou-se Henrique à mulher Ana Késsia, vítima da covid-19
Imagem: Arquivo pessoal

Ana estava empolgada com nova casa

O marido diz que a criação do filho caçula de dois anos era a preocupação de Ana Késsia no momento. Por isso, ela interrompeu os estudos na faculdade de pedagogia e pretendia retomar em 2021.

"Já tínhamos nos organizado para que ela terminasse a faculdade de pedagogia e ano que vem voltasse ao mercado de trabalho. Ela também queria cursar serviço social. Tinha amor por todos, de fácil sorriso e ainda mais de fazer amizades", conta.

Alexandre diz que a mulher estava radiante com o projeto da casa que escolheram juntos. Todos os dias eles iam acompanhar a obra.

Já tínhamos escolhido alguns móveis e a cama já estava até comprada. Você via o brilho nos olhos dela. Estava tão feliz. Nos quatro anos que estivemos juntos, ela me tornou um homem melhor, me fez acreditar. Provou que juntos podíamos ir a qualquer lugar e conquistar o que queríamos juntos
Alexandre Henrique Maciel falando sobre a mulher Ana Késsia Lima

O estado de Roraima teve 231 mortes e 11.634 casos oficiais de coronavírus, segundo dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde.