Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre adolescente ferida em explosão de lareira artesanal no RS

Lareira artesanal que explodiu em Lagoa Vermelha (RS) - Corpo de Bombeiros/Divulgação
Lareira artesanal que explodiu em Lagoa Vermelha (RS) Imagem: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

06/07/2020 09h36

A adolescente Terluise Tozzan Farias Teixeira, de 12 anos, morreu na madrugada de hoje após ter mais de 70% queimado devido à explosão de uma lareira artesanal em Lagoa Vermelha (RS), a 282 quilômetros de Porto Alegre. O incidente ocorreu na noite de sábado (4) quando o pai dela, de 38 anos, foi repor o álcool e não percebeu uma fagulha.

Além de Terluise e do pai, outras três pessoas ficaram feridas: o irmão dela, de sete anos, a mãe, de 33 anos, e a avó de 58 anos. Terluise foi a primeira a ser transferida do Hospital São Paulo, em Lagoa Vermelha, para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Em seguida, foi a vez do irmão, que segue internado no local - a casa de saúde não informou o estado de saúde dele.

Os pais continuam hospitalizados no Hospital São Paulo, em quadro estável. Ontem, a enfermeira Pâmela Nunes do Amaral salientou que o casal ficaria internado até amanhã. Já a avó foi atendida após ter as mãos queimadas, mas já recebeu alta.

A família estava reunida em volta do fogo assando queijo na garagem. Segundo o 1º tenente do Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha, Alex Moreira Barbaro, a lareira artesanal foi feita de areia, pedras e latinhas de cerveja cortadas ao meio. Quando os Bombeiros chegaram ao local ainda havia chamas.

"Tinha muita fumaça e havia fogo em roupas e utensílios que estavam na volta da lareira. Em seguida, começamos a atender as vítimas", disse Barbaro.

O fogo se espalhou pelas roupas das crianças, que grudaram no corpo.

"Quando a gente chegou as crianças estavam embaixo do chuveiro", conta o oficial. A avó relatou que o vasilhame de álcool utlizado, que não foi encontrado pelos Bombeiros, tinha 2 litros.