Topo

Mais antiga do país, romaria na BA não tem fiéis pela 1ª vez em 328 anos

Aurelio Nunes

Colaboração para o UOL, de Salvador 

30/07/2020 04h00

A mais antiga romaria do Brasil não poderá contar com a presença de fiéis pela primeira vez em seus 328 anos de existência por causa da pandemia do novo coronavírus.

As celebrações da Romaria do Bom Jesus são realizadas desde a noite desta terça (28) até 6 de agosto no santuário em Bom Jesus da Lapa (BA). Os fiéis poderão acompanhar apenas on-line, mas, ainda assim, há romeiros que cruzaram o país e foram para a cidade, a 780 km de Salvador. Mesmo assim, o movimento será pequeno e o terceiro maior destino de turismo religioso do país estima um grande prejuízo.

O santuário está encravado em uma gruta com 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 7 metros de altura. Este espaço pode abrigar até 15 mil romeiros, mas neste ano terá no máximo 40 presentes. As missas contarão apenas com Dom João Cardoso, bispo da diocese local, e uma pequena equipe que inclui pregador convidado, músicos, leitores bíblicos, ministro da eucaristia, além dos operadores de som e vídeo.

"Não existe registro de experiência como esta sem a presença de fiéis, mas que não tira o desejo de fazermos uma celebração com o brilho e alegria que os romeiros merecem. Nós sabemos que de uma forma ou de outra eles estarão presentes", diz o padre João Batista Alves do Nascimento, de 48 anos, reitor do santuário.

De costas para o Rio São Francisco

O magnetismo em torno da montanha de pedra é tamanho que fez de Bom Jesus da Lapa uma das raras cidades ribeirinhas a darem as costas para o Rio São Francisco. Ali o povoamento se deu em torno do monte calcário que possui semelhança com uma catedral esculpida pela natureza - já os devotos do Bom Jesus acreditam que o trabalho foi feito pelas mãos de Deus.

A gruta ainda ostenta a imagem do Cristo na Cruz, uma réplica de 1903 que substituiu a original trazida em 1705 pelo Padre Francisco da Soledade.

Essa visão atrai mais de 2 milhões de peregrinos anualmente, o que faz Bom Jesus da Lapa o terceiro maior destino de turismo religioso do país, atrás apenas de Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE).

romaria - Arquivo Pessoal/Vagno Gama - Arquivo Pessoal/Vagno Gama
Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, faz a cidade ser o terceiro maior destino turístico do Brasil
Imagem: Arquivo Pessoal/Vagno Gama

"É realmente um aperto no peito que a gente sente de não poder participar desta festa. Desde que fui ordenado, há 20 anos, organizo caravanas para a romaria do Bom Jesus", conta o padre Vagne Alves da Gama, 53 anos, vigário da paróquia de Bom Jesus, em Palmeiras (BA).

O santuário permanecerá aberto à visitação pública das 8h às 14h, mas há um rígido protocolo de segurança, que inclui:

  • acessos separados para entrada e saída;
  • uso obrigatório de máscara;
  • passagem por cabine de desinfecção e totens de álcool gel;
  • restrição no número de usuários, que vai ser controlado por plantonistas da vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que evitam aglomeração.

Hotéis vazios e sem ônibus nas ruas

Joaquim Oliveira Neto, de 48 anos, proprietário de dois hotéis, acha a precaução exagerada. "Nossa ocupação atual é praticamente zero, não existem mais romeiros na cidade", afirma. No ano passado, diz ele, todas as 60 vagas já tinham sido reservadas com no mínimo três meses de antecedência. "Hoje eu só tenho dois apartamentos ocupados por funcionários de uma empresa de energia que estão fazendo um curso", conta.

Para evitar o prejuízo, ele fechou as portas de um hotel e mantém o outro aberto, com só três dos oito funcionários habituais.

O transporte intermunicipal de Bom Jesus da Lapa foi suspenso, assim em outros 389 municípios baianos. Isso quer dizer que chegar até lá só é possível usando veículos particulares. "A gente não pode impedir o direito de ir e vir das pessoas, mas continuamos com a campanha para os fiéis ficarem em casa e acompanharem a programação pela internet. Não podemos permitir que a cidade vire foco de contaminação", explica o prefeito Eures Ribeiro (PSD). Ele calcula que algo em torno de R$ 90 milhões deixe de circular na cidade este ano.

Romaria é coisa de família

Mesmo ciente de que as celebrações públicas estavam suspensas, o médico Cristian Cleber Cardoso de Almeida, de 54 anos, decidiu manter a tradição familiar. Saiu de Montes Claros (MG) para visitar o santuário. Seu pai Milton, que era caminhoneiro, começou a frequentar a romaria em 1956, após sobreviver a um acidente automobilístico. Não deixou de participar um ano sequer até o fim da vida, em 2010.

Na época, eram 18 pessoas que percorriam os 550 km até Bom Jesus da Lapa. "No ano seguinte à morte de meu pai, esse número começou a cair até que ano passado só foram oito pessoas da família. Eu decidi não deixar de ir e só parar no dia em que morrer. Foi assim que aprendi com meu pai", frisou.

romaria2 - Arquivo Pessoal/Cristian Almeida - Arquivo Pessoal/Cristian Almeida
Médico Cristian Almeida e o sobrinho Rafael Queiroz foram à romaria de Bom Jesus ainda que a presença dos fiéis tenha sido desencorajada.
Imagem: Arquivo Pessoal/Cristian Almeida

Acompanhado de apenas três familiares, Almeida revela que ficou chocado ao ver as ruas da cidade baiana desertas. Sua persistência, no entanto, foi recompensada. Quando o grupo estava orando no santuário, o padre os convidou para participar de uma "celebração VIP".

Uma missa naquela igreja imensa tendo como público nossa família e mais dez pessoas. Uma das mais bonitas que eu assisti na minha vida. Contei a experiência à minha sogra, que é muito religiosa, mas teve medo de ir conosco. Ela chorou

romaria3 - Arquivo pessoal/Hipólito Novais - Arquivo pessoal/Hipólito Novais
O romeiro Hipólito Novais (segundo à esquerda) com os colegas peregrinos diante do santuário de Bom Jesus da Lapa
Imagem: Arquivo pessoal/Hipólito Novais

Almeida defende a suspensão das celebrações públicas no santuário. Nem poderia ser diferente. Ele é infectologista e lida diariamente com pacientes que contraíram a Covid-19. "Foi uma ação acertada. As medidas medicamentosas hoje disponíveis para tratar o coronavírus não têm eficácia comprovada em seres vivos, só em experiências in vitro. Entre as medidas de controle e prevenção, a mais importante é o distanciamento social, que não poderia ser cumprida naquela multidão", argumenta.

A Romaria do Bom Jesus não é a única da cidade, mas, sim, a mais importante das peregrinações ao santuário. A de Santa Luzia foi a única a não ser afetada ainda pela pandemia, pois ocorre no dia 13 de dezembro. "Acredito que até lá teremos um novo horizonte", sonha o prefeito.

A esperança de Eures Ribeiro é a mesma do romeiro Hipólito Pinheiro Soares de Novais, de 35 anos. Ele reúne moradores dos municípios vizinhos de Seabra e Palmeiras para ir de moto até o santuário. "Agora virou tradição. Tenho fé que esse ano vamos pra lá de novo."

Como ver:

  • As missas começam às 19h de 28/07 a 06/08
  • As transmissões são feitas pelas plataformas digitais do santuário no Facebook e no Youtube https://www.youtube.com/user/santuariolapa. A TV Aparecida e a TV Divino Pai passam a integrar a exibir a partir do dia 3 de agosto. Ao final de cada missa, será realizada uma live com artistas locais.