Topo

Esse conteúdo é antigo

PM jogou bombas no Morumbi contra manifestação, relata integrante do MTST

A repressão aconteceu durante o jogo entre Corinthians a Bragantino, sem torcida - MTST
A repressão aconteceu durante o jogo entre Corinthians a Bragantino, sem torcida Imagem: MTST

Luiza Missi

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 22h39Atualizada em 31/07/2020 08h31

A Polícia Militar usou bombas de gás para dispersar uma marcha do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) contra as ordens de despejo durante a pandemia na noite de hoje. O caso aconteceu no Morumbi, zona sul da capital paulista.

De acordo com participante da manifestação, pelo menos cinco pessoas passaram mal por conta do gás, e uma mulher chegou a desmaiar. Até as arquibancadas do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, foram atingidas — a repressão aconteceu durante o jogo entre Corinthians a Bragantino, sem torcida.

"Eu estava bem na linha de frente, e eles começaram a tacar bomba no começo da ladeira, para dispersar e fazer o pessoal voltar para a [Avenida] Jorge João Saad. Numa dessas, eles apontaram para o alto caíram lá em cima, na arquibancada. Acho que eles erraram a mira", afirma um integrante do movimento que participava da marcha.

Bombas Morumbi - MTST - MTST
As bombas atingiram a parte interna do estádio durante o jogo sem torcida
Imagem: MTST

De acordo com relato, a intenção da PM era impedir os 5 mil manifestantes de chegarem ao Palácio dos Bandeirantes. A corporação só permitiu que alguns representantes do movimento se dirigissem ao local para falar com o governo.

O Ministério Público de São Paulo já acatou uma representação do movimento e recomendou que o governo interrompa despejos e reintegrações de posse enquanto durar o estado de calamidade pública.

Em contato com o UOL, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que a Polícia Militar atuou na manifestação para "garantir o direito à livre expressão e a segurança de todos".

"Os policiais acompanharam o deslocamento do grupo do metrô São Paulo - Morumbi até a Praça Roberto Gomes Pedrosa, onde os manifestantes tentaram furar o bloqueio feito pela PM. Houve um princípio de tumulto, sendo necessário o uso de técnicas de controle de multidões para contê-lo. O ato foi finalizado por volta das 22h. Até o momento, não há informações de feridos e detidos", completa a nota.