Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atinge Hospital Santa Luzia, em Brasília

Guilherme Mazieiro e Nathan Lopes

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

29/08/2020 11h13Atualizada em 29/08/2020 12h28

Um incêndio atingiu na manhã de hoje o Hospital Santa Luzia, na Asa Sul, em Brasília. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há feridos.

Em razão da ocorrência, entre 30 e 35 pacientes foram retirados às pressas do hospital, segundo a tenente-coronel Vanessa Signali, que coordenou a operação dos bombeiros. "Todos já retornaram ao hospital".

Durante o combate ao incêndio, imagens mostravam pacientes em macas e cadeiras de rodas, auxiliados pela equipe médica.

O Corpo de Bombeiros, junto com a Brigada de Combate a Incêndio do hospital, conteve as chamas. "Foram eles [da Brigada] que nos auxiliaram a chegar [no foco] de maneira rápida", segundo a tenente-coronel. A ocorrência foi registrada por volta das 10h. Fumaça era vista saindo do alto do edifício.

Os bombeiros dizem que a causa do incêndio só será determinada após perícia, mas há a suspeita de houve problema no serviço de manutenção de um aparelho de ar-condicionado, segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Segundo informações iniciais, o equipamento de ar-condicionado afetado estaria no quinto andar, onde não havia pacientes. A fumaça chegou a atingir andares inferiores, segundo o porta-voz. Os pacientes do quarto e terceiro andares foram evacuados.

"A fumaça, em princípio, foi provocada pelo equipamento de ar-condicionado. Era um equipamento grande. Causou a fumaça, que se espalhou pelos andares e gerou um pânico generalizado", disse o porta-voz.

Procurada, a assessoria de imprensa do hospital disse que "houve um foco isolado de incêndio em um equipamento instalado no telhado da
unidade, que foi rapidamente controlado pela Brigada de Incêndio e pelo Corpo de Bombeiros". "Foi realizada evacuação preventiva de pacientes, cumprindo corretamente o que determina o protocolo de segurança, e os mesmos já foram reacomodados de volta ao hospital após autorização do Corpo de Bombeiros."

O Hospital Santa Luzia fica a cerca de dez quilômetros do Palácio do Planalto e faz parte da rede D'Or São Luiz, de hospitais privados.

Em nota, o ministro interino Eduardo Pazuello disse que designou "equipe do Ministério da Saúde para acompanhar, monitorar e passar informações" sobre a ocorrência no hospital.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Incêndio atinge Hospital Santa Luzia, em Brasília - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano