Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante brasileira morre ao cair em poço de elevador em Buenos Aires

 Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez, 22, morreu ao cair no poço de um elevador em Buenos Aires - Arquivo Pessoal
Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez, 22, morreu ao cair no poço de um elevador em Buenos Aires Imagem: Arquivo Pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

09/09/2020 16h40

A estudante brasileira Ana Karolina Lara Ferreira Fernandez, 22, morreu em Buenos Aires, na Argentina, após cair no poço de um elevador de um prédio onde foi visitar amigos. A jovem havia se mudado para o país vizinho para cursar Medicina. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (4).

Segundo a empresária Silvana Lara Ferreira, mãe de Ana Karolina, a filha foi até o apartamento de alguns amigos comemorar o bom resultado que havia tido em uma prova da faculdade. Ao chamar o elevador para ir embora, a jovem não teria percebido que o elevador não estava parado no andar e caiu do 13º andar.

"Ela estava feliz porque havia acertado todas as questões da prova de patologia e foi comemorar com os amigos. Foi uma fatalidade. Não há sentimento que explique o que estamos vivendo. Tem momento que parece que é mentira. É uma dor terrível", diz a mãe.

Corpo ainda não tem data para chegar

Familiares e amigos criaram campanhas nas redes sociais e uma vaquinha virtual para trazer o corpo da estudante para ser sepultado em Chapadão do Céu (GO), cidade onde vive sua família. O valor do translado da capital argentina até Guarulhos (SP) é de 5 mil dólares - cerca de R$ 25 mil. O valor foi arrecadado em menos de 12 horas.

Segundo a família, toda a documentação necessária para a liberação do corpo de Ana Karolina já foi enviada ao país vizinho, mas o translado ainda não tem data para ser realizado.

"É muita burocracia e com a pandemia as coisas ficam mais devagar. Meu cunhado foi para São Paulo e com a ajuda do consulado e do Itamaraty estamos tentando agilizar esse processo", explica Silvana.

Sonho de ser médica

Ana Karolina nasceu no interior de São Paulo e ainda criança mudou-se com a família para Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás. Em busca de realizar o sonho de ser médica, a jovem se mudou para a Argentina há quatro anos para estudar na Universidade de Buenos Aires.

"Aqui no Brasil uma faculdade de medicina é muito cara, então ela fez o processo seletivo lá e foi aprovada em uma universidade pública. Ela queria se especializar e depois voltar para o Brasil ou seguir carreira em Portugal, já que o avô dela é de lá", lembra a mãe.

Hoje, durante as aulas — que estão sendo ministradas online — alunos e professores fizeram um momento de silêncio em homenagem à estudante.

Nas redes sociais diversos amigos de Ana Karolina prestam homenagens à jovem desde o dia do acidente. A reportagem do UOL conversou com dois deles. Ambos pediram para não se identificarem, mas destacaram o quanto a estudante era querida.

"Ela era uma pessoa incrível, maravilhosa, por onde passava ela arrancava sorrisos. Uma estrelinha que agora brilha lá em cima", disse uma pessoa próxima.

"Um ser iluminado que sempre estava disponível para ajudar. Não tinha como não notar a Karol, onde ela chegava ela chamava atenção pela sua alegria e descontração", acrescentou outra.