Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria deve derrubar temperatura e trazer chuva neste domingo em SP

19.set.2020 - Amanhecer em meio à névoa e poluição é visto na capital paulista na manhã deste sábado - BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
19.set.2020 - Amanhecer em meio à névoa e poluição é visto na capital paulista na manhã deste sábado Imagem: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

20/09/2020 10h55

Uma frente fria que começou a se deslocar para o estado São Paulo na noite de ontem deve provocar pancadas de chuva forte neste domingo em áreas do interior, de acordo com o Climatempo.

No litoral, na capital paulista e nas regiões do Vale do Paraíba, da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira, a previsão é de céu nublado, com queda na temperatura e chuva persistente. Além da frente fria, a chegada de fumaça das queimadas do Pantanal à cidade de São Paulo pode resultar no fenômeno da "chuva negra" até o fim deste domingo.

A previsão de chuva no interior vem depois de vários dias de tempo seco. No centro e no oeste do estado, deve chover forte, principalmente entre a tarde e a noite. Há ainda previsão de rajadas moderadas de vento, que devem variar entre 30 km/h e 60 km/h, o que pode provocar a queda de árvores.

No norte e oeste paulista, as temperaturas devem se aproximar dos 26 ºC e variar em torno dos 28 ºC e 30 ºC. Nos últimos dias, o sol forte e a massa de ar seco atuaram em conjunto nas regiões e os termômetros marcaram temperaturas próximas dos 36 ºC e 38 ºC.

Chuva e frio na capital e no litoral

Na faixa litorânea do estado, há previsão de chuva persistente, e o Climatempo alerta para riscos de alagamento. A chuva também pode reduzir a visibilidade nas estradas utilizadas para trajetos dentro da Serra do Mar.

Na capital paulista, após dias com temperaturas passando dos 30 ºC, os termômetros não devem marcar mais de 19 ºC. A previsão é de chuva com intensidade até moderada e ventos fortes, variando entre 30 km/h e 65 km/h. O Climatempo também alerta para riscos de alagamento nos pontos de baixada na cidade de São Paulo.

Já no Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira, a chuva deve ser de intensidade moderada no período da manhã. Ao longo do dia, no entanto, há possibilidade de pancadas de chuva forte, com muitas descargas elétricas.

A temperatura também fica baixa, com as máximas em torno de 23 ºC nas regiões entre o Vale do Paraíba e o litoral e em torno de 18 ºC na Serra da Mantiqueira.

Previsão é de chuva para os próximos dias

A frente fria deve continuar causando chuva no estado nos próximos dias, principalmente nas regiões do Vale do Paraíba, do litoral norte e no interior, em especial nas áreas mais próximas à divisa com Minas Gerais.

As temperaturas devem continuar em queda, trazendo sensação de frio. Na faixa leste do estado, a nebulosidade deve persistir pelos próximos cinco dias.