Topo

'Competência da prefeitura', diz Doria sobre aglomerações na capital

O governador de São Paulo, João Doria - Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 13h43Atualizada em 28/09/2020 14h00

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que a responsabilidade pela fiscalização de aglomerações nas ruas da capital é da prefeitura, e não da administração estadual.

"Não sou mais prefeito de São Paulo, agora sou governador. Mas a competência é da prefeitura. Não só do Bruno Covas, como dos outros 644 prefeitos do estado de São Paulo. É competência municipal", afirmou Doria, após ser questionado, em entrevista coletiva, sobre a falta de fiscais na aglomeração registrada no final de semana na rua Peixoto Gomide, perto da avenida Paulista.

Segundo o governador, a Polícia Militar só pode intervir se chamada pelas autoridades municipais. "As prefeituras têm que fiscalizar de fato situações como essa para evitar que aconteçam. E demandando a Polícia Militar ela saberá agir para evitar que situações de aglomeração voltem a se repetir", completou.

Doria ainda citou que é preciso conscientização da população para evitar aglomerações e situações de risco durante a pandemia.

"Depois é preciso uma consciência individual. Cada pessoa tem que ter consciência que a aglomeração coloca em risco a sua vida a dos familiares, a dos amigos e de outras pessoas. Não é compreensível que alguém queira ficar mais próximo da morte que da vida", afirmou.

Aglomerações em campanhas políticas

Sobre as campanhas políticas, que ontem iniciaram as atividades nas ruas, com relatos de muitas aglomerações em torno de candidatos, Doria afirmou que "uma campanha política durante a pandemia deve ter um comportamento diferente" e voltou a dizer que a fiscalização sobre essas atividades na cidade cabe à Prefeitura.

"Tenho que lembrar que não é um bom exemplo os candidatos promoverem aglomerações. Entendo que passeatas, carreatas, além da utilização da mídia digital e dos próprios horários eleitorais sejam a forma adequada durante a pandemia", disse o governador.