Pedido de água e relato de fuga: veja a prisão de brasileiro no Paraguai
Imagens divulgadas pelo Ministério da Justiça mostram o momento da prisão de Fábio Costa, apontado pelas autoridades como um dos maiores contrabandistas do Brasil, durante ação da polícia paraguaia em Salto del Guairá, perto da região de fronteira entre os países vizinhos.
Os vídeos revelam que o criminoso não resistiu à abordagem e, após ser detido, pediu água e tentou explicar como planejava fugir do local.
Costa estava foragido da Justiça brasileira e, de acordo com os investigadores, é conhecido como "Pingo" ou "Japonês". Ele foi preso em Salto del Guairá na noite de ontem (11), sob acusação de corromper agentes públicos.
O criminoso foi localizado em uma residência na cidade paraguaia, que foi cercada pela polícia local por meio de uma grande operação —foram utilizados helicópteros e equipes táticas. Costa tentou se esconder no teto do imóvel, mas foi rapidamente encontrado.
A ação mobilizou agentes paraguaios e esforços da Secretaria de Operações Integradas, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), e da Polícia Federal de Ponta Porã.
Em 2011, "Pingo" ou "Japonês" chegou a ser preso pela Polícia Federal na Operação Marco 334, que desarticulou uma quadrilha de contrabandistas de cigarro. Ele também é suspeito de participação em um ataque à casa de um inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) do Mato Grosso do Sul, em 2017, depois da apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões.
De acordo com as informações das autoridades, Costa atuava na região Centro-Oeste do Brasil e também em países do Mercosul. Além disso, ele é acusado de cometer crimes contra a vida (pistolagem), contrabando e descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.