Topo

Esse conteúdo é antigo

Imagens de médicos que morreram de covid são projetadas em SP

18.out.2020 - Imagem projetada como parte de ação em homenagem a médicos falecidos pela covid - Divulgação/VJMozart
18.out.2020 - Imagem projetada como parte de ação em homenagem a médicos falecidos pela covid Imagem: Divulgação/VJMozart

Do UOL, em São Paulo

18/10/2020 21h54

Imagens de médicos que morreram em decorrência da covid-19 foram projetadas na noite deste domingo (18) na empena de um prédio localizado na rua da Consolação, na região central da capital paulista. A homenagem, promovida pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), acontece na data em que é comemorado o Dia do Médico.

Segundo a entidade, 40 médicos foram homenageados com a iniciativa realizada hoje. As imagens foram enviadas ao conselho por familiares ou representantes legais desses profissionais.

Para a médica Irene Abramovich, presidente do Cremesp, a pandemia de covid-19 é um marco na história da medicina. "Nunca fomos tão vistos antes. Nosso juramento foi conhecido pela população na prática, no dia-a-dia mais tumultuado diante de tantas incertezas e com todos os obstáculos que enfrentamos, antes mesmo de a pandemia chegar, muitas vezes, em condições de trabalho que deixam a desejar, mas que não nos faz desistir da vida em momento algum", comenta.

O Cremesp já havia realizado iniciativa semelhante em junho, quando projetou fotos dos profissionais na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. As ações fazem parte de uma campanha criada pela agência Africa, que contempla ainda o agradecimento aos médicos que permanecem atuando na linha de frente contra o Sars-CoV-2.

Ilustração com máscara cirúrgica também é projetada

Em outra homenagem aos profissionais da medicina, o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo exibe, desde a última sexta-feira (16), a projeção de uma máscara cirúrgica no alto de um de seus prédios.

Batizado de "Med-Sinal", em referência ao "Bat-Sinal" dos quadrinhos, a projeção utiliza a máscara cirúrgica como símbolo heroico para os profissionais médicos.

A ação, com o lema "Médicos contra a Covid-19", foi ilustrada voluntariamente pelo quadrinista Danyael Lopes e seguirá sendo exibida até o dia 22 de outubro, das 19h às 22h, na fachada do prédio localizado na Rua Borges Lagoa, nº 1755.

"Uma ação de destaque não somente para mostrar a importância do uso da máscara, mas por ser um símbolo heroico para todos que estão trabalhando diretamente na luta contra a Covid-19", afirmou Wilson Pollara, superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).