Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre piloto de helicóptero da Força Nacional que caiu no Pantanal

Renato de Oliveira Souza era piloto da Polícia Civil do DF e atuava pela Força Nacional - Divulgação/PCDF
Renato de Oliveira Souza era piloto da Polícia Civil do DF e atuava pela Força Nacional Imagem: Divulgação/PCDF

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 12h00

O Ministério da Justiça e Segurança Pública comunicou hoje a morte do policial Renato de Oliveira Souza, da Polícia Civil do Distrito Federal, que foi cedido à Força Nacional de Segurança Pública e pilotava o helicóptero que caiu na região do Porto Jofre, no município de Poconé (MT), no dia 8 de outubro.

Renato fazia parte da Operação Pantanal II, de combate às queimadas. Além dele, estavam no helicóptero o copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e o segundo sargento Emerson Miranda Martins, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os dois estão em recuperação.

De acordo com comunicado do Ministério da Justiça, Renato passou por cirurgia na coluna e, após receber alta, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se encontrava em processo de recuperação. Em nota, a pasta lamentou a morte.

A Direção Geral da Polícia Civil do Distrito Federal também divulgou nota para "manifestar o mais profundo sentimento de pesar e de solidariedade com a família do Agente Renato de Oliveira Souza". No texto, a instituição informa que Souza teve "complicações respiratórias".

O agente ingressou na PCDF em 1992. Desde 2011, era lotado na Divisão de Operações Aéreas, e estava cedido à Força Nacional. "Por onde passou, sempre exerceu as funções com excelência, deixando marcas de dedicação e amor pela profissão. Aos amigos e familiares, nossos sentimentos", diz a nota.

Confira na íntegra a nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública:

"Com profundo pesar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informa o falecimento, na madrugada desta terça-feira (27), do policial Renato de Oliveira Souza, integrante da Força Nacional de Segurança Pública.

Renato pilotava o helicóptero da Força Nacional que caiu no Mato Grosso, no dia 8 de outubro, enquanto atuava no combate aos incêndios no Pantanal. Ele passou por cirurgia na coluna e, após receber alta, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se encontrava em processo de recuperação.

Agente Especial da Polícia Civil do Distrito Federal, Renato Oliveira Souza ingressou na Força Nacional de Segurança Pública em maio de 2016, na Seção de Aviação, onde era o comandante.

Atuou em vários estados, comandando a aeronave Nacional 01. Entre as inúmeras operações que atuou na Força Nacional, destaque para as Olimpíadas Rio 2016 e Brumadinho (MG). A última atuação pela Força Nacional foi na Operação Pantanal II, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública reconhece e agradece ao policial Renato de Oliveira Souza por seu profissionalismo e dedicação pelo País. Aos familiares e amigos, manifestamos nosso sentimento de solidariedade".