Topo

Cantor que sofreu acidente aéreo em área de mata é encontrado após 24 dias

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

29/10/2020 18h08

O cantor sertanejo Matheus Soliman, 22 anos, que estava desaparecido havia 24 dias depois de sofrer uma queda de avião, foi encontrado com vida ontem. Matheus é de Primavera do Leste (MT) e desapareceu no dia 4 de outubro, enquanto fazia um voo entre São Luís (MA) e Machadinho do Oeste (RO).

De acordo com familiares e amigos, Matheus passou três semanas perdido em uma área de mata, e ontem conseguiu chegar até uma fazenda e pedir ajuda. Através de uma chamada de vídeo, ele falou com os familiares. A fazenda em que o jovem se abrigou fica em Colniza (MT), cidade próxima à divisa com Rondônia.

"Ele está bem, mas bastante desnutrido. Ele contou que passou todos esses dias caminhando pela mata e sobreviveu se alimentando do que encontrava. Até que encontrou essa fazenda onde pediu ajuda e recebeu comida e água", explica o comandante Oseias de Souza, amigo de Matheus e da família do cantor.

Matheus teria ido para São Luís, no Maranhão, no final de setembro depois de receber uma proposta para aprender a pilotar avião. O jovem, que sonha em ser piloto, então viajou para a capital onde ficou uma semana em treinamento.

Matheus Soliman - Reprodução - Reprodução
Cantor e piloto conseguiu se comunicar com a família via chamada de vídeo
Imagem: Reprodução

"Depois de uma semana de aulas, a pessoa que havia o convidado para ir ao Norte do país pediu para ele e mais um aluno fazerem um voo até Rondônia e eles foram. No caminho, o Matheus disse que a aeronave teve uma pane e ele teve que fazer um pouso forçado, em meio à mata, e eles se perderam. Não é comum essa prática de alunos fazerem voos sozinhos, mas ainda não sabemos como foi tudo isso. Vamos esperar o Matheus chegar em casa para conversarmos com ele certinho", acrescenta Oseias.

Ainda segundo familiares, Matheus conheceu o outro jovem que também estava no avião durante as aulas de pilotagem. O rapaz, identificado como Fábio de Souza, também foi encontrado bem.

Sem nenhum ferimento, o cantor foi levado hoje de manhã para Vilhena (RO). Em seguida, ele viajou a Primavera do Leste, onde a família dele mora. Matheus deve chegar em casa na tarde de hoje.

O acidente com a aeronave

Matheus decolou no dia 4 de outubro, às 7h da manhã, do Aeródromo de Paço do Lumiar (MA), com destino a Machadinho do Oeste, em um avião PT-VJV Seneca 3, com um passageiro.

O último sinal da aeronave foi registrado em Paragominas, cidade que fica a 314 quilômetros de Belém (PA).

A reportagem do UOL entrou em contato com o Cenipa (Centro de investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para saber se a aeronave pilotada por Matheus já foi localizada e o andamento das investigações, mas até o fechamento dessa reportagem, o órgão não havia respondido aos nossos questionamentos.

Nascimento da primeira filha

À época do desaparecimento de Matheus, a mulher do cantor estava na reta final da gravidez da primeira filha do casal. A bebê nasceu na última semana, quando o cantor ainda estava desaparecido.

Agradecimento nas redes sociais

Matheus usou seu perfil nas redes sociais para agradecer as pessoas que ajudaram sua família no período em que ele ficou desaparecido.

"Agradeço a todos que dispuseram de seu tempo para fazerem suas orações por mim. Venho informar que graças a Deus, após 24 dias perdido na mata eu posso dizer que estou vivo! Deus me salvou mais uma vez, obrigado Pai. Nossa Senhora Aparecida também sempre esteve comigo nessa caminhada, obrigado Mãe!", diz a postagem.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Aeródromo do qual o cantor saiu fica em Paço do Lumiar, e não em São Luís. O conteúdo foi corrigido.