Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria anuncia compra de viaturas blindadas para PM e Polícia Civil em SP

Allan Brito, Felipe Pereira e Rafael Bragança

Do UOL, em São Paulo, e Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2020 13h10

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou hoje a compra inédita de viaturas blindadas para as polícias do estado. Ao custo de R$ 23 milhões, a PM (Polícia Militar) terá 70 veículos blindados até dezembro. E a promessa é que sejam compradas mais 105 viaturas até o primeiro trimestre de 2021, que serão destinadas à Polícia Civil.

"O governo comprou viaturas blindadas. As primeiras da história da Polícia Civil e Militar. Fato inédito no Brasil, cumprindo compromisso de campanha", disse Doria durante entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo em São Paulo.

Segundo o governador, todas as viaturas blindadas estarão em operação no estado até março. Serão modelos SUVs com proteção balística e rádio transceptor.

O Secretário da Segurança Pública, General João Campos, disse que será "um equipamento fundamental para o policiamento" e explicou onde as viaturas serão utilizadas.

"Uma viatura com proteção blindada exige desenvolvimento de modo de operação. Ou doutrina, como nós falamos. Colocaremos inicialmente em tropas especiais. No caso da PM é a tropa de choque, que são 5 batalhões. Da Polícia Civil é a tropa do Departamento de Operações Policiais Estratégicas", explicou o General.

Além de falar das viaturas, Doria também valorizou a compra recente de novas armas para as corporações.

"Lembro que fizemos compra de quase 50 mil armas Glock, pistola que o FBI utiliza. São pistolas austríacas, que compramos em pregão internacional e pagamos menos", explicou o governador.