Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança de 2 anos que foi raptada pelo pai é resgatada; homem é detido

Silva Júnior/Folha Imagem
Imagem: Silva Júnior/Folha Imagem

Elisângela Baptista

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

23/11/2020 20h44

Uma criança de dois anos foi resgatada hoje pela PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), em Montes Claros. Ela teria sido raptada pelo próprio pai em Santana do Araguaia, no estado do Pará.

Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito está separado da mãe da criança há dois anos e, durante o processo, ele foi autorizado pela Justiça a ficar com o menino em alguns finais de semana. No entanto, na última vez que foi visitá-lo, saiu da casa da mãe com a criança e nunca mais apareceu.

A partir daí, a mãe registrou um boletim de ocorrência e deu início a um procedimento cível de busca e apreensão da criança, Um trabalho conjunto entre os policiais do estado do Pará, Tocantins e Minas Gerais foi instaurado para identificar o paradeiro dos dois. A suspeita era de que o homem fugia com a criança para o interior do país e poderia ter se instalado em Minas Gerais.

No último sábado (21), a Polícia Civil de Tocantins deu detalhes dos locais por onde o suspeito passou. A PCMG recebeu extratos telefônicos que indicavam várias chamadas originadas em Montes Claros, reforçando as suspeitas de que o homem poderia estar vivendo no município.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Alberto Tenório, por meio do rastreamento e do cruzamento de informações, foi possível identificar a localização do suspeito. A criança foi encontrada em uma casa no bairro Santo Antônio sem a presença do pai.

"Ela estava com uma babá e acreditamos que ele alugou a casa e e contratou a mulher para cuidar da criança. O menino não apresentava ferimentos e estava muito bem cuidado", explicou o delegado.

A criança foi entregue à mãe que veio para o norte de Minas assim que soube que o filho poderia estar na região.

As investigações continuam e, segundo o delegado Alberto Tenório, o rapaz foi preso e encaminhado para o presídio de Bocaiúva, em Minas Gerais.