Topo

Esse conteúdo é antigo

Lobo-guará invade cemitério no DF, dribla policiais e foge; assista

Nathalia Zôrzo

Colaboração para o Uol em Brasília

09/12/2020 13h38

Depois de meia hora de tentativas, a Polícia Militar do Distrito Federal teve de desistir de tentar capturar um lobo-guará que invadiu o cemitério de Taguatinga, a 25 km de Brasília, na manhã de ontem. O animal acabou conseguindo fugir em direção à Floresta Nacional de Brasília (Flona), de onde provavelmente ele veio.

Quem chamou o Batalhão Ambiental foram operários que trabalhavam no cemitério, quando foram surpreendidos com a visita do animal.

Segundo os funcionários, o lobo-guará circulou pelo cemitério por quase duas horas ao todo, contando o tempo que a PM levou parar tentar capturá-lo.

lobo - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Lobo-guará deu cansaço em PMs e fugiu sem ser pego
Imagem: Reprodução de vídeo

O subtenente A. Batista disse que o animal conseguiu escapar de todas as tentativas de captura. "A gente usou rede, puçá, que é um outro tipo de rede de contenção, e o cambão, um cabo com corda de aço na ponta para prende a cabeça dele, mas o bicho não se rendeu", contou.

Por volta das 9h, o lobo-guará pulou o muro do cemitério e fugiu para a Flona.

Este foi o segundo animal da espécie a aparecer em zonas urbanas do Distrito Federal em menos de uma semana. No domingo (6), outro lobo-guará espantou moradores ao invadir um lava-jato em Vicente Pires, a 20 km de Brasília.

Nessa ocasião, o bicho também deu muito trabalho para os policiais, mas eles conseguiram captura-lo e o levaram de volta à Flona dentro de uma jaula.

"Nessa época do ano é raro esses animais invadirem o meio urbano. Isso é mais frequente durante o período da seca, quando eles estão fugindo das queimadas. Mas pode ser que agora estejam enfrentando falta de alimento na mata e por isso apareceram nesses lugares, em busca de comida", explica o subtenente.