Topo

Esse conteúdo é antigo

Caixas d'água desabam e deixam ferido em condomínio na Grande Vitória

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

30/12/2020 20h33

Duas caixas d'água desabaram na manhã de hoje em Cariacica, região de Grande Vitória, no Espírito Santo, dentro de um condomínio popular do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Um dos prédios, entregue há duas semanas aos moradores, foi atingido no desmoronamento e um homem que trabalha no local ficou ferido.

Moradores ouviram um barulho alto por volta das 9h e foram conferir o que tinha acontecido, encontrando as duas caixas d'água caídas. Um dos reservatórios desabou em cima do quinto andar de um dos edifícios. Moradores relataram que chegar a sentir o prédio tremer com o impacto.

"Eu estava no prédio ao lado, arrumando o cabelo, quando escutei um barulho alto e muitos gritos. Quando desci, vi que o prédio tinha sido atingido pela caixa d'água do São Roque 2. Chegaram a dizer que um homem estava morto, mas ele só estava desacordado. Foi um susto enorme", contou a estudante Vanderleia Wilke, moradora do condomínio São Roque 1.

Em nota, o Corpo de Bombeiros diz que a vítima estaria trabalhando no teto do prédio quando foi atingida pela estrutura: "As equipes subiram no topo da unidade e conseguiram realizar o resgate, sendo o homem conduzido até o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória", disse a corporação ao UOL. Eles também informaram que os reservatórios têm cerca de 15 metros de altura.

Após o resgate, bombeiros verificaram que a laje do 5º andar do último pavimento de um dos edifícios do São Roque 2 estava prestes a ceder. Ao todo, foram evacuados 14 blocos do condomínio em Cariacica. Um vídeo que circula na internet mostra o momento exato em que a segunda caixa desaba ao chão, espalhando água por todo o condomínio e atingindo a lateral de outra torre.

"Depois que caiu a caixa do condomínio São Roque 2, dez minutos se passaram até o desabamento no complexo do São Roque 1. Algumas crianças que estavam brincando no parquinho foram atingidas pela água no momento da queda. Foi um desespero. Acabou com o nosso Ano Novo, não tem mais alegria diante dessa situação", diz Vanderleia.

Moradores alegam que estrutura já estava comprometida

Vanderleia também alega que já escutou "estalos" vindos das caixas d'água dos dois condomínios. A mesma informação foi compartilhada por outros moradores, que chegaram a relatar que viram a estrutura balançado e já esperavam pelo pior.

"Não é de hoje que a gente já esperava que isso pudesse acontecer. Meus vizinhos e eu mesmo já vimos a estrutura balançando, comentamos com algumas pessoas, mas nada foi feito. Eu já ouvi estalos. Ficamos assustados", desabafou a estudante.

A jovem Rita Gonçalves, que também mora no complexo São Roque 1, disse que já se assustou com o barulho que fez a estrutura quando os ventos estão fortes: "Sempre que venta muito a caixa balançava. Faz uns barulhos estranhos. Várias pessoas disseram que ela já estava comprometida, que a estrutura não aguentaria", contou.

Pelo menos 75 famílias estão fora dos prédios, afirma líder comunitário

O líder comunitário do bairro Padre Gabriel, em Cariacica, Zenilton Silva, esteve no local do incidente. Ele afirma que as estruturas de torres do condomínio São Roque 2 estão comprometidas e que o prédio corre risco de desabamento, atingindo outro edifício no condomínio. Pelo menos 75 famílias estão fora das suas residências, diz Zenilton.

"Tem uma torre do São Roque 2 que está comprometida e pode cair e atingiu outro prédio, como se fosse um efeito dominó. Aí a Defesa Civil achou por bem interditar a área. Algumas das famílias que tiveram que sair foram para casa de parentes, outras ainda estão vendo como vão fazer", disse Zenilton.

Em nota, a Prefeitura de Cariacica confirmou que estão isolados o Bloco 6, do condomínio São Roque 2, e o Bloco 5, do Condomínio São Roque 1. Disse ainda que "está oficializando o Governo Federal e a Caixa, responsáveis pela obra, pedindo providências e amparo em relação aos moradores que tiveram que deixar seus apartamentos" afirmou o órgão. Questionada, a prefeitura não confirmou o número de moradores desabrigados. Ao todo, os condomínios abrigam 496 famílias.

Caixa diz que construtora arcará com prejuízo

A reportagem questionou a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do condomínio, quais providências seriam tomadas diante da situação. Por meio de nota, o banco informou que uma equipe técnica está no local e acompanha o atendimento emergencial às famílias

A nota ainda afirma que quem arcará com os prejuízos será a própria construtora. O atendimento "deverá ser realizado pela construtora, bem como as ações que serão adotadas para restabelecimento da infraestrutura do empreendimento", finalizou o banco. Procurada, a Cobra Engenharia não retornou as ligações do UOL.

Empresa diz que vai apurar causas do incidente

A empresa Cobra Engenharia, responsável pela construção do condomínio, disse que lamenta o ocorrido e que vem trabalhando na solução dos problemas e as causas. Por meio De nota, os responsáveis informaram que estão fornecendo os cuidados necessários para os moradores, incluindo fornecimento de água potável e alimentação e hospedagem.

Ainda em nota, a empresa disse que "está providenciando carros pipa para o condomínio e já trabalha na solução para o restabelecimento do fornecimento de água. Os responsáveis por projetar, produzir e montar as torres de água, também foi acionada desde o momento do acontecido "estando a Cobra Engenharia no aguardo de posicionamento acerca das razões do incidente e providências por parte da responsável".