Topo

Esse conteúdo é antigo

PF e RFB deflagram operação contra tráfico e lavagem de dinheiro em MS

Operação foi intitulada Viagem Santa porque os suspeitos alegaram que seguiam para Aparecida, no interior de São Paulo, em um ônibus que levava pasta base de cocaína - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Operação foi intitulada Viagem Santa porque os suspeitos alegaram que seguiam para Aparecida, no interior de São Paulo, em um ônibus que levava pasta base de cocaína Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/01/2021 09h38Atualizada em 21/01/2021 09h41

A PF (Polícia Federal) e a RFB (Receita Federal do Brasil) deflagraram na manhã de hoje a Operação Viagem Santa, no município de Dourados e Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, com o objetivo combater uma organização criminosa, suspeita de crimes como tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária e 15 mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade de bens dos investigados.

Foram apreendidos 556 kg de pasta base de cocaína em um ônibus que seguia de Dourados em direção a São Paulo. A apreensão foi realizada no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) localizado em Dourados, na BR-163.

Um grupo de pessoas foi identificado como responsável pelo transporte dos entorpecentes, que seguia para Aparecida, no interior paulista. Os suspeitos alegaram que um pagador de promessas estava bancando os custos da viagem até o interior de São Paulo, região em que fiéis católicos costumam seguir para viagens religiosas.

A operação também identificou que alguns dos investigados movimentaram valores incompatíveis com os rendimentos declarados. Outros integrantes do grupo omitiam rendimentos e propriedades de bens, como móveis e imóveis, o que reforça a possibilidade de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A operação foi batizada de Viagem Santa em referência à estória utilizada pela organização criminosa para levar pessoas que se dispusessem a realizar a viagem de Dourados, em Mato Grosso do Sul, até Aparecida, em São Paulo.