Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra últimos momentos de ônibus que tombou no PR e matou 19; veja

Do UOL, em São Paulo

27/01/2021 13h24

Imagens de câmeras de monitoramento da BR-376 registraram os últimos momentos do ônibus que tombou e matou 19 pessoas em Guaratuba, no litoral do Paraná, na última segunda-feira (25).

Os vídeos, divulgados hoje pela Polícia Civil do Paraná, mostram o ônibus perdendo o controle e desaparecendo em uma curva. O veículo rompeu a mureta de proteção lateral e caiu numa ribanceira.

As imagens mostram ainda que o ônibus fez uma ultrapassagem a um carro pouco antes da curva. A polícia não informou a que velocidade o veículo estava no momento do acidente. A corporação analisa os vídeos para investigar as causas do ocorrido.

Investigação aponta para falha nos freios

Até o momento, a principal suspeita dos investigadores é de que uma falha em um dos freios do ônibus tenha provocado o acidente. A hipótese foi levantada após depoimento do motorista que estava ao volante, um homem de 67 anos. Outro motorista que revezava a direção segue internado.

De acordo com o motorista, ele tentou evitar o acidente ao buscar uma via de escape, mas não conseguiu em razão do trânsito intenso na rodovia. Ele também pensou em encostar o ônibus na parte traseira de uma carreta modelo bitrem, que estava à sua frente, para tentar diminuir a velocidade, porém avaliou que a ideia era muito arriscada

"Ao ver o painel, o balão de ar de freio do lado direito estava completo, mas o do esquerdo pela metade. Por isso não conseguia frear. Ele tentou uma área de escape, mas veículos impediram. O motorista também tentou contra uma bitrem, só que analisou melhor e não tomou essa atitude, perdendo o controle durante a curva", relatou o delegado Edgar Santana, sobre o depoimento.

Acidente na BR-376

Segundo a Arteris, concessionária que administra a via, o acidente ocorreu por volta das 8h30 de segunda-feira. O ônibus pertencia à empresa de turismo TC Pires da Cruz.

De acordo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o veículo partiu de Belém (PA) e seguiria para São José, após a parada em Balneário Camboriú, ambas em Santa CAtarina. Além dos 19 mortos, foram registradas: sete vítimas graves, seis moderadas e 20 leves.

Em nota, a TC Pires da Cruz informou que o ônibus foi fretado por uma terceira pessoa, responsável pelo grupo, que também estava no veículo. O acidente aconteceu no km 668 em um local conhecido como curva da Santa, no sentido Santa Catarina.