Topo

Esse conteúdo é antigo

Funcionários se salvam antes de caminhão tombar em uma vala no CE; vídeo

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

03/03/2021 13h08Atualizada em 04/03/2021 08h52

Um caminhão carregado de areia tombou em uma vala e por pouco não deixou feridos, no Ceará. Um funcionário conseguiu saltar do veículo segundos antes do acidente. O circuito de segurança da empresa mineradora flagrou o momento do incidente.

No vídeo, é possível ver o caminhão sendo manobrado e seguindo em direção à vala de ré. A traseira chega a ultrapassar uma marcação de segurança feita com fita.

Ao perceber a iminência da queda, o motorista abandona a cabine e por pouco não é atingido.

O acidente ocorreu em uma localidade chamada de Fazenda Lagoana, área rural da cidade de Santa Quitéria, a 220 km de Fortaleza.

Funcionários da empresa Nissi Rochas, que não quiseram se identificar, disseram que o motorista não conseguiu parar o veículo. O caminhão tombou por cima de blocos de granito, que ficam na área inferior da mineradora.

"Ele estava fazendo uma manobra padrão. Quando engatou a ré, o caminhão foi descendo e descendo... Ele acionou os freios, mas não responderam. Não sabemos se falharam ou se, em algum momento, as rodas perderam contato com o chão", disse um profissional ao UOL.

Ainda segundo o funcionário, ninguém ficou ferido. "O caminhão que ficou danificado. Graças a Deus, ele conseguiu pular e não havia gente onde o caminhão caiu", acrescentou.

A reportagem entrou em contato com a empresa Nissi Rochas, responsável pela mineradora. Em nota, a companhia afirmou que "está totalmente empenhada em esclarecer os motivos que ocasionaram o tombamento de um veículo na tarde dessa segunda-feira".

A diretoria da Nissi Rochas acrescentou que mantém a aplicação e o monitoramento constante de todas as normas de segurança.