Topo

Esse conteúdo é antigo

Desabamento em obra do Sesc em Franca soterra operários; uma pessoa morreu

Cerca de 60 operários trabalhavam no local na hora do desabamento - Reprodução
Cerca de 60 operários trabalhavam no local na hora do desabamento Imagem: Reprodução

Daniel César e Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

19/03/2021 16h17Atualizada em 19/03/2021 20h42

Um desabamento nas obras de instalação de uma unidade do Sesc de Franca (SP) atingiu trabalhadores da obra, matando uma pessoa e deixando dezenas de feridos. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros e por policiais.

Um dos trabalhadores da obra explicou, em depoimento, que havia cerca de 60 funcionários trabalhando em cima de um andaime quando a laje caiu e levou todos para baixo. O trabalhador afirmou ainda que foi tudo muito rápido e que, ao ser socorrido, ouvia vozes que pareciam estar soterradas.

A queda aconteceu a 12 metros de altura. Moradores da cidade foram até o local para oferecer ajuda e familiares dos trabalhadores estão tentando informações. A Polícia Civil abriu inquérito e solicitou a presença da perícia para investigar o que gerou o acidente. A rua foi isolada para evitar movimentação, mas não há risco de novo desabamento, segundo o Corpo de Bombeiros.

A Santa Casa de Franca informou, por meio de assessoria de imprensa, que as ambulâncias levando as vítimas estão chegando à unidade e as equipes médicas ainda estão oferecendo os primeiros socorros. Inicialmente, em nota, a entidade confirmou que cinco pacientes foram levados a atendimento na emergência, estáveis e orientados. Um paciente de 25 anos foi está intubado, sedado e internado na UTI em estado grave.

À noite, o Sesc informou que 14 pessoas se feriram. Além disso, uma pessoa não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. O Corpo de Bombeiros não divulgou a identidade da vítima do caso, mas confirmou que ela estava soterrada.

Embora tenha sido divulgado nas redes sociais que a Santa Casa estava pedindo doação de sangue, a unidade negou a informação. "O estoque de sangue da Agência Transfusional interna da Santa Casa de Franca está sendo monitorado, mas até o momento está sob controle", diz o hospital em nota.

A previsão de entrega das obras é em 2022, segundo a entidade. No site do Sesc consta o nome do Consórcio SIAA + Apiacás como responsável pela arquitetura, e a empresa entrou em contato com o UOL explicando que venceu um concurso nacional e que já presou os serviços de arquitetura — e não de construção — e não tem nenhum vínculo com a obra neste momento..

"Esclarecemos que o Consorcio SIAA + Apiacás Arquitetos não é responsável pela obra da unidade do Sesc na cidade de Franca, mas sim pelo projeto de arquitetura. Nossa total solidariedade a todos os operários tragicamente acidentados hoje. Estamos à disposição para quaisquer eventuais esclarecimentos. Lamentamos muito o ocorrido", diz a nota da empresa.

Também em nota, o Sesc São Paulo lamentou o acidente e se colocou à disposição para auxiliar vítimas e familiares.

"O Sesc São Paulo lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje (19/3), por volta de 11h30, na obra de construção da futura unidade do Sesc Franca. Informações preliminares indicam que a laje do teatro, que estava em fase de concretagem, cedeu. Um operário faleceu e 14 tiveram ferimentos, segundo informações da Construtora JZ Engenharia, responsável pela execução da obra, e do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto. As vítimas foram encaminhadas para cinco unidades de saúde da região: UPA Anita, Upa Aeroporto, Hospital São Joaquim, Santa Casa de Franca e Pronto Socorro Álvaro Azzus. Três dos envolvidos no acidente foram atendidos e já foram liberados. Onze seguem em atendimento, de acordo com a construtora. O Sesc e a JZ Engenharia estão prestando toda a assistência aos familiares das vítimas. Novas informações serão emitidas assim que forem disponibilizados os boletins médicos pelas unidades de atendimento.", diz o comunicado.