Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, aos 92 anos

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha em seu escritorio, no centro de São Paulo, em imagem de 2016 - Eduardo Knapp/Folhapress
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha em seu escritorio, no centro de São Paulo, em imagem de 2016 Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/05/2021 13h52

Morreu na madrugada deste domingo (23), aos 92 anos, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Ele estava internado em São Paulo e teve a morte confirmada pelo filho, Pedro Mendes da Rocha.

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, Mendes da Rocha era arquiteto, urbanista e professor. Ele se formou em 1954 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A partir de 1961, fez parte da chamada escola paulista de arquitetura, sob a liderança de Vilanova Artigas.

Principais projetos e prêmios

Entre as obras consideradas fundamentais na carreira do arquiteto estão a sede social do Jockey Club de Goiânia, de 1962; o edifício residencial Guaimbê e a própria residência dele, ambos em São Paulo (1964).

O arquiteto também é responsável por projetos de outros edifícios marcantes da capital paulista. Nos anos 1990, junto com os arquitetos Eduardo Colonelli e Welliton Torres, projetou a reforma da Pinacoteca de São Paulo. Mendes da Rocha também foi o autor do projeto do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia). Os dois projetos ganharam o Prêmio Mies Van der Rohe de arquitetura latino-americana, em 1999 e 2000.

MuBE - Nelson Kon/Divulgação - Nelson Kon/Divulgação
A fachada do MuBE
Imagem: Nelson Kon/Divulgação

Outras obras do arquiteto incluem o projeto original do Museu da Língua Portuguesa, com o filho Pedro; e do Sesc 24 de Maio, com o MMBB.

Em 2006, Mendes da Rocha venceu Pritzker Prize, considerado o prêmio Nobel da arquitetura. Antes dele, só um brasileiro, Oscar Niemeyer, havia ganhado o reconhecimento. O arquiteto foi reconhecido, ainda, com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

O arquiteto foi o responsável pelo projeto da sede do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa (Portugal). Duas de suas obras ficaram sem conclusão: a Praça dos Museus da USP (Universidade de São Paulo), por problemas orçamentários; e o Cais das Artes, em Vitória, que teve a construção paralisada por problemas judiciais.

Carreira na USP

Mendes da Rocha foi professor na FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) nos anos 1960. Durante a ditadura militar, foi afastado da universidade, voltando à instituição somente nos anos 1980. Em 1998, o arquiteto se aposentou compulsoriamente da carreira de docente, por ter completado 70 anos.