PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

Manaus: 14 são presos suspeitos de ataques criminosos; incêndios continuam

Siga o UOL no

Bruna Chagas

Colaboração para o UOL, em Manaus

06/06/2021 20h51Atualizada em 06/06/2021 20h51

Após a onda de incêndios no decorrer deste domingo (6) em Manaus, 14 pessoas foram presas sob suspeitas de terem causado os ataques criminosos na capital amazonense. Mesmo com as prisões, os incêndios continuam. Às 17h, uma rotatória que foi entregue há apenas quatro dias, na última quarta-feira (2), foi tomada pelo fogo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), dos detidos, quatro foram presos no Bairro Novo Aleixo, na zona leste, com baldes de gasolina, e encaminhados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Os outros dois homens foram presos no bairro Compensa, na zona oeste da cidade. Duas garrafas com gasolina foram apreendidas no local.

A delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emilia Ferraz, informou que 13 presos estão envolvidos diretamente nos atentados. Uma 14ª pessoa presa teria ordenado os atentados no bairro Redenção. Não foram divulgados detalhes das prisões ou os perfis dos suspeitos.

Segundo a 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), seis garrafas de gasolina foram encontradas por um funcionário de uma empresa de ônibus. O material estava escondidos atrás do estabelecimento, na zona norte. Uma das guarnições deu apoio e constatou a situação.

O coronel Louismar Bonates, secretário de segurança do Amazonas, informou que o efetivo policial foi triplicado em Manaus por conta dos atentados. Viaturas policiais e diversos ônibus foram incendiados. No interior, prédios públicos também foram depredados.

Governo se pronuncia

Na tarde deste domingo (6),o governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou uma live para falar sobre as ocorrências e ações do Estado para conter o crime.

Lima informou junto à SSP-AM que policiais que estavam de folga foram acionados para realizar a segurança nas ruas. Porém, pediu apoio da população com informações, através do 188 ou 190, para que a polícia chegue até os criminosos.

Ônibus não vão circular mais nesse domingo

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas pediu a suspensão da circulação dos ônibus coletivos a partir da tarde deste domingo. Um ofício foi encaminhado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).

Segundo informações da Prefeitura de Manaus, a suspensão foi decidida após reunião entre os órgãos responsáveis.

Bola das Letras incendiada

Conhecida como "Bola das Letras", a rotatória Umberto Calderaro Filho localizada na Avenida Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, foi alvo de criminosos no fim da tarde deste domingo (6), por volta das 17h40. O local foi revitalizado e entregue na última quarta-feira (2). O projeto recebeu novo paisagismo, iluminação, pintura, implantação de bancos e reconstrução do monumento do alfabeto, na área central da rotatória.

Segundo a polícia, os suspeitos chegaram no local com pneus e atearam fogo na praça, em seguida, fugiram em um veículo, modelo celta. O corpo de Bombeiros (CBMAM) foi acionado e apagou o incêndio.

Cotidiano