PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Brasil tem 1º casamento entre homens dentro de uma Igreja Anglicana

Marcelo (esquerda) e Márcio no casamento celebrado na igreja anglicana - Reprodução/Instagram
Marcelo (esquerda) e Márcio no casamento celebrado na igreja anglicana Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 15h44Atualizada em 15/06/2021 08h09

O casal Marcelo Leite Silva, de 47 anos, e Márcio Augusto Vinagre, de 42 anos, protagonizou a primeira união entre dois homens celebrada dentro de uma igreja anglicana no Brasil. A dupla, que é de Santos, mas mora em São Vicente, selou matrimônio em março de 2021 e fizeram história.

Ainda que a Justiça permita, desde 2011, a união civil entre casais do mesmo sexo, as instituições religiosas muitas vezes não autorizam que celebrações homossexuais aconteçam dentro dos templos. Isso ocorre devido às regras da Igreja. Ainda assim, casamentos oficializados pela igreja já ocorreram fora do ambiente religioso.

Assim, quando Marcelo e Márcio conseguiram celebrar o amor na Igreja Anglicana de Santos, foi um marco. "Olha, eu, você e o Márcio celebramos o primeiro casamento homoafetivo dentro da igreja anglicana em 103 anos de história", disse o reverendo Leandro, como revelou Marcelo.

"A gente queria uma benção, uma benção espiritual. Eu sou bastante fervoroso, religioso, e ele também", disse Marcelo Leite em entrevista para A Tribuna. "O reverendo Leandro é muito amigo da minha prima, então a gente resolveu ir conhecê-lo no começo deste ano e foi bem legal".

A saga do casal passou por momentos de sufoco até chegar no altar. "Uma história que envolve covid-19, enchente, incêndio, o reverendo Leandro e até o Palácio de Buckingham", enfatizou Marcelo.

Os contratempos incluíram ambos internados por coronavírus em 2020, o que aumentou ainda mais a vontade de oficializar o casamento. "No mês de julho, Márcio pegou covid-19 e foi internado. Assim que ele voltou, eu passei mal no Dia dos Pais e fui internado. Passei meu aniversário intubado e em coma, terrível. Fiquei adormecido por dias", relembrou Marcelo, que é engenheiro civil.

Ao decidir finalmente ir conversar com o reverendo, uma forte chuva alagou toda a cidade de Santos, fazendo com que a dupla precisasse cancelar os planos e adiar ainda mais o evento.

Após marcar a data da cerimônia, o casal precisou enfrentar um novo desastre: um dia antes do casamento, um incêndio destruiu grande parte dos pertences e o imóvel onde moravam. Mesmo assim, eles decidiram seguir com o sonho e finalmente se casaram após quase 5 anos de relacionamento.

Uma notícia após o matrimônio alegrou os recém-casados. Após confirmarem que Márcio e Marcelo foram, de fato, o primeiro casal de homens a ser oficializado dentro de uma Igreja Anglicana - apesar de outros dois já terem sido celebrados fora do templo - a instituição recebeu uma carta do Consulado-Geral Britânico de São Paulo, afirmando que os votos seriam passados para a rainha Elizabeth 2ª.

Cotidiano