PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
10 meses

SP: Veja como associar CPF ao Bilhete Único; prazo se encerra amanhã

Prazo dado pela SPTrans para associar Bilhete Único sem cadastro ao CPF acaba amanhã - Vinicius Pereira/Folhapress
Prazo dado pela SPTrans para associar Bilhete Único sem cadastro ao CPF acaba amanhã Imagem: Vinicius Pereira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 14h11Atualizada em 15/07/2021 21h01

Acaba amanhã o prazo para que usuários do transporte público municipal em São Paulo possam associar o CPF a cartões Bilhete Único sem cadastro (anônimos, sem identificação de quem são seus donos).

A partir do próximo sábado (17), com o fim do prazo para o cadastro, apenas cartões Bilhete Único associados ao CPF poderão ser recarregados com créditos.

Ainda assim, a prefeitura de São Paulo e a SPTrans (São Paulo Transportes) determinaram que, a partir de 1º de setembro, será permitido apenas o uso de cartões Bilhete Único Personalizado para o pagamento de tarifas no transporte público municipal.

Sendo assim, cartões Bilhete Único sem cadastro, mas com CPF associado, ficarão inválidos, e os usuários que os possuírem deverão adquirir bilhetes personalizados, com nome e CPF.

Veja o passo a passo para associar CPF ao Bilhete Único

Opção virtual: Acesse o site www.sptrans.com.br/trocabilhete e clique na opção "Associar Bilhete Único". Caso você possua uma conta no site sptrans.com.br/cadastro, o processo de associação do CPF ao Bilhete Único sem cadastro também poderá ser feito por lá.

Opção presencial: A SPTrans dispõe de mais de 30 pontos de atendimento para que o procedimento possa ser realizado presencialmente. Acesse o link bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx para ver a relação e o endereço dos locais.

Como sei que devo associar meu CPF ao Bilhete Único?

Pegue o verso do seu Bilhete Único e verifique o número de identificação dele: se ele começar com os dígitos 59, 71 ou 110, você deverá realizar o processo — e, posteriormente, pedir um Bilhete Único Personalizado.

Você também poderá conferir esta informação por meio da base de dados da SPTrans, acessando o link www.sptrans.com.br/consultabilhete e digitando o número do seu cartão ou do seu CPF.

Como pedir um Bilhete Único Personalizado?

A aquisição de um Bilhete Único Personalizado é gratuita. Para realizar o processo virtualmente, basta acessar o link www.sptrans.com.br/cadastro e realizar o cadastro no site ou o login, caso já tenha uma conta.

Após concluir o cadastro para o pedido de um Bilhete Único Personalizado, o cartão poderá ser retirado na mesma hora em um posto de atendimento da SPTrans.

Caso você possua um cartão Bilhete Único sem cadastro carregado, os créditos não serão perdidos, podendo transferi-los para o bilhete personalizado.

Por que o CPF associado ao Bilhete Único está sendo exigido agora?

Segundo a Prefeitura de São Paulo, por motivos de segurança. Segundo o Executivo municipal, o objetivo da medida é "reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros".

"A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os novos ingressos possuem a tecnologia mais moderna e segura", afirmou em nota.

Cotidiano