Topo

Esse conteúdo é antigo

Universidade Federal de Roraima sofre ataque hacker e site sai do ar

Monumento em frente à UFRR, Universidade Federal de Roraima - Ascom/UFRR
Monumento em frente à UFRR, Universidade Federal de Roraima Imagem: Ascom/UFRR

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 23h57Atualizada em 19/07/2021 23h57

O site da UFRR (Universidade Federal de Roraima) foi alvo de um ataque hacker na noite de hoje. A investida ocorreu por volta das 18h30 e, até a publicação deste registro, o portal seguia fora do ar.

Até o momento, tudo leva a crer que apenas a página institucional foi afetada na ação, enquanto o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), utilizado para armazenar informações acadêmicas por parte de professores, alunos e servidores, não teria sido afetado.

Registros nas redes sociais mostram como o site teria se comportado pouco depois do ataque, exibindo um código de um corpo feminino dançando e uma mensagem de deboche, que inclui "site lixo", atribuída aos membros identificados como R3CRUT4 e R4TIN.

Segundo comunicado oficial do centro de ensino, "a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação da UFRR trabalha para reverter este ato criminoso o mais rápido possível".

Apesar da gravidade da investida, internautas e alunos se divertiram com a situação, acreditando que a investida seja uma forma de protesto, dada a vulnerabilidade do sistema utilizado pela universidade.