Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico descobre 3º bebê durante parto de gêmeos no AM: 'Surpresa geral'

O médico Alexandre Ribeiro ao lado dos bebês, que nasceram prematuros - Arquivo pessoal
O médico Alexandre Ribeiro ao lado dos bebês, que nasceram prematuros Imagem: Arquivo pessoal

Heloísa Barrense

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 15h49Atualizada em 21/07/2021 16h20

Um parto surpreendeu uma equipe médica de Maués, no interior do Amazonas, a cerca de 257 km de Manaus. Uma mulher de 27 anos deu à luz trigêmeos, sem saber que estava grávida de uma terceira criança.

O médico Alexandre Ribeiro foi o responsável pela cesária realizada no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva. Ele contou ao UOL que a paciente chegou no dia 12 de julho com uma ultrassonografia que informava que ela estava grávida de gêmeos.

"Ela já chegou em trabalho de parto prematuro e a enfermeira logo me acionou", relembra Ribeiro.

Por conta da posição de um dos bebês, a equipe médica preparou todo o material para realizar uma cesárea.

"Estávamos contando que ia ser uma gestação gemelar [de gêmeos], só que na hora que a gente fez a extração do segundo bebê, a gente percebeu que ainda tinha mais um. Gerou uma surpresa para todos. Até mesmo para a mãe, que não esperava um terceiro filho."

Segundo Ribeiro, foram três crianças: dois meninos e uma menina, que foi a última a nascer. A história ficou ainda mais comovente quando a mãe contou para a equipe médica que engravidou no ano passado, mas perdeu a criança logo após o parto.

Ela estava muito contente porque um ano após ter perdido um filho ela descobriu que teria dois. E aí na hora do parto apareceram três. Foi uma surpresa geral."

O médico conta que a primeira preocupação após o parto era dar as devidas assistências à mãe e às crianças prematuras. Por conta da falta de banco de leite na cidade, a família foi transferida no dia 14 de julho para a capital, Manaus, para conseguir maiores cuidados. Desde então, o médico não tem notícias do estado de saúde das crianças.

Apesar de terem ficado apenas 48h no Hospital de Maués, a história das crianças comoveu a cidade, que tem um pouco mais de 39 mil habitantes, e os moradores realizaram uma série de doações para a família.

"O Hospital recebeu muitas roupas para bebês e até para a mãe", conta Ribeiro.

Após o episódio, o médico e a equipe pesquisaram sobre outros partos de trigêmeos na cidade e descobriram que um outro parto de trigêmeos havia sido feito somente há 35 anos. Na ocasião, o procedimento foi realizado em uma casa. Este foi o primeiro parto de trigêmeos do Hospital.

O UOL entrou em contato com a SES (Secretária de Estado Saúde) que informou que apenas os bebês necessitaram de internação e que os três seguem recebendo a assistência médica necessária na capital.