Topo

Esse conteúdo é antigo

'Política equivocada de combate ao tráfico fortaleceu o PCC', diz socióloga

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 16h39Atualizada em 30/07/2021 17h20

A socióloga e diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, afirmou hoje no UOL Debate que as políticas equivocadas de combate ao tráfico de drogas fortaleceram a atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital), uma das maiores organizações criminosas do país.

Acho que essa estrutura que o PCC tem, tão empresarial, tão voltada para o mundo dos negócios, para fazer dinheiro, mostra como essas estratégias são um tanto equivocadas, achando que tráfico de drogas vai ser resolvido comprando fuzil para o policial entrar na comunidade
Samira Bueno

Para ela, o problema é muito mais complexo. "Essa lógica de combate ao tráfico pelo varejo acabou sendo responsável pelo tamanho que o PCC assumiu". De acordo com Samira, o estado tem "muita responsabilidade por isso".

O debate de hoje também contou com a presença do jornalista especializado em segurança pública, Bruno Paes Manso, e Flávio Costa, coordenador do Núcleo Investigativo do UOL. A mediação foi conduzida pelo apresentador Diego Sarza.

Flávio Costa ressaltou que o estado brasileiro pode ser considerado como sócio das facções criminosas do país, colaborando para políticas públicas equivocadas que cresceram ao longo dos anos no país.

Máfia italiana e envolvimento com o PCC

Desde o início do PCC, a influência de mafiosos italianos, que cumpriam penas no início dos anos 90 nas prisões brasileiras, serviu de referência aos integrantes nacionais, segundo Flávio Costa.

Eles se associavam a um maior ciclo de criminosos para enviar essa droga. O Fuminho foi preso em Moçambique e muitos suspeitam que ele poderia enviar essa droga para sociedades de mafiosos italianos. Há uma tentativa do PCC de se livrar um pouco dessa sociedade, mas é muito difícil
Flávio Costa

Gilberto Aparecido dos Santos é conhecido como "Fuminho", e tem uma posição que gera confusão, segundo Flávio. Ele é muito ligado ao Marcola, líder do PCC, mas teria um trabalho "terceirizado" para o partido. "Ele é um traficante que atua em parceria com o PCC, mas ele não é do PCC", explicou Flávio.

Brasil se tornou 'corredor' do tráfico

Bruno Paes Manso afirmou que o PCC transformou o Brasil como uma espécie de "corredor" de drogas. Na perspectiva do jornalista, o país deixou de ser um polo consumidor, e passou a ser um corredor de distribuição.

O PCC teve papel grande na profissionalização desses contatos. Alguns traficantes brasileiros têm papel mais importantes para outros continentes do que tinha antes
Bruno Paes Manso

Para a socióloga Samira Bueno, o mercao de cocaína movimenta mais dinheiro do que o de armas. Por essa razão, se torna "tão estratégico para o PCC".

PCC - Primeiro Cartel da Capital

A edição de hoje do UOL Debate faz parte do lançamento da segunda temporada da série "PCC - Primeiro Cartel da Capital", no Canal UOL.

Após contar como o PCC se tornou a maior facção criminosa do Brasil, o documentário foca agora nas disputas do alto escalão pelo comando da estratégia do tráfico internacional. Os novos episódios já estavam disponíveis com exclusividade para os assinantes do UOL Play, a plataforma de streaming do UOL, desde 13 de julho.

A produção é de MOV.doc, selo de documentários do UOL, e da TX Filmes, produtora de conteúdo audiovisual. A direção é do documentarista João Wainer, e a reportagem do Núcleo Investigativo do UOL, assim como a primeira temporada.