Topo

Esse conteúdo é antigo

Supermercado de SP é alvo de críticas por suposta suástica em logomarca

Supermercado foi alvo de críticas nas redes sociais - Reprodução/Twitter
Supermercado foi alvo de críticas nas redes sociais Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 16h51Atualizada em 09/09/2021 11h03

O União Supermercados, que atua no interior de São Paulo, foi alvo de críticas nas redes sociais após usuários identificarem uma suástica no logo da campanha que anunciava uma promoção de preços para a semana que precedia ao do feriado da Independência, no dia 7 de setembro. A imagem mostra dois super-heróis vestidos de verde e amarelo, com o logo oficial do supermercado estilizado com bandeira do Brasil ao fundo. Em nota enviada ao UOL, a empresa negou associação ao nazismo.

Nas redes sociais, diversos usuários estranharam a veiculação da imagem e pediram explicações sobre o logo. A página Judeus Pela Democracia ainda criticou o uso da bandeira do Brasil na campanha.

Em nota enviada ao UOL, o supermercado informou que o logo é usado há mais de três décadas pela empresa e repudiou a ligação com o nazismo. "O União Supermercados vem esclarecer que o logo da empresa não tem nenhuma associação com o símbolo nazista. O logo é usado há 31 anos pela empresa, sendo relacionada apenas ao próprio nome do supermercado e nada mais, com a interseção de Us formando a união do mesmo relacionado ao próprio nome da empresa", diz comunicado.

"Houve um mal-entendido relacionando a homenagem da semana da pátria por inserirmos a bandeira no logo que só tem relação ao próprio logo. O União Supermercados repudia toda a associação feita."

O símbolo da suástica não foi criado pelo nazismo, mas se tornou símbolo do regime. Há registros do uso da suástica em objetos que datam de 7 mil anos a.C. na Mesopotâmia e entre povos da Ásia, África Europa e América, sendo famoso também seu uso no budismo, antigamente.