Família sofre invasão de abelhas em Guapimirim (RJ), e cão morre no ataque
Uma família foi atacada por abelhas que invadiram a sua casa, em Guapimirim (RJ). Apesar de um apicultor ter se apresentado para conter o enxame hostil, uma pessoa precisou ser internada, ainda que com um quadro estável, enquanto o cachorro da família não resistiu às picadas e morreu.
A Defesa Civil de Guapimirim foi acionada até a casa da família, no bairro Gleba Azul, e convocou um biólogo e apicultor para conter o ataque. O especialista, Silvério, logo controlou o enxame, mas não conseguiu apontar "motivos aparentes", que tenham incentivado o ataque dos insetos.
"A indicação que eu tive da moradora é de que o enxame já estava no local [próximo da casa] há pelo menos uns seis ou oito meses. Eu não sei por qual motivo ela não procurou ninguém antes", disse o apicultor para o jornal RJTV, da Rede Globo.
Até o momento da chegada do especialista, para uma retirada segura e completa das abelhas, o ataque causou inúmeras picadas nos moradores da casa, que não tiveram nome nem idade revelada, e resultou na morte de um cachorro. A pessoa internada, por sua vez, não desenvolveu um quadro grave.
Por conta desse incidente, Silvério afirmou que ao se deparar com um enxame o recomendado é sempre procurar alguém especializado. "Entre em contato com o bombeiro da sua região, defesa civil da sua cidade ou a secretaria de agricultura dos municípios'", disse o apicultor.
Ele também lembrou que as abelhas têm sua importância para a manutenção de ecossistemas e são protegidas por leis. Em razão disso, além da segurança pessoal, ele reafirmou a importância que profissionais especializados têm na retirada de enxames.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.