Topo

Esse conteúdo é antigo

Família sofre invasão de abelhas em Guapimirim (RJ), e cão morre no ataque

Enxame estava em local próximo da casa "há meses" - Reprodução/Rede Globo
Enxame estava em local próximo da casa 'há meses' Imagem: Reprodução/Rede Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2021 15h54

Uma família foi atacada por abelhas que invadiram a sua casa, em Guapimirim (RJ). Apesar de um apicultor ter se apresentado para conter o enxame hostil, uma pessoa precisou ser internada, ainda que com um quadro estável, enquanto o cachorro da família não resistiu às picadas e morreu.

A Defesa Civil de Guapimirim foi acionada até a casa da família, no bairro Gleba Azul, e convocou um biólogo e apicultor para conter o ataque. O especialista, Silvério, logo controlou o enxame, mas não conseguiu apontar "motivos aparentes", que tenham incentivado o ataque dos insetos.

"A indicação que eu tive da moradora é de que o enxame já estava no local [próximo da casa] há pelo menos uns seis ou oito meses. Eu não sei por qual motivo ela não procurou ninguém antes", disse o apicultor para o jornal RJTV, da Rede Globo.

Até o momento da chegada do especialista, para uma retirada segura e completa das abelhas, o ataque causou inúmeras picadas nos moradores da casa, que não tiveram nome nem idade revelada, e resultou na morte de um cachorro. A pessoa internada, por sua vez, não desenvolveu um quadro grave.

Por conta desse incidente, Silvério afirmou que ao se deparar com um enxame o recomendado é sempre procurar alguém especializado. "Entre em contato com o bombeiro da sua região, defesa civil da sua cidade ou a secretaria de agricultura dos municípios'", disse o apicultor.

Ele também lembrou que as abelhas têm sua importância para a manutenção de ecossistemas e são protegidas por leis. Em razão disso, além da segurança pessoal, ele reafirmou a importância que profissionais especializados têm na retirada de enxames.