Topo

Esse conteúdo é antigo

Moradores do interior de SP relatam tremor de terra; assista

Tremor foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP - Reprodução/Facebook e Centro de Sismologia da USP
Tremor foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP Imagem: Reprodução/Facebook e Centro de Sismologia da USP

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 13h31Atualizada em 15/09/2021 17h42

Moradores da cidade de Guaimbê, no interior de São Paulo, relataram hoje pela manhã um tremor de terra na região. A ocorrência foi confirmada pelo Centro de Sismologia da USP, que detectou o fenômeno de magnitude 3.6 na escala Richter (que vai até 10). O abalo foi sentido entre Guaimbê e o município de Júlio Mesquita, segundo dados da instituição.

Nas redes sociais, moradores compartilharam um vídeo em que o momento do tremor é sentido por uma câmera de segurança da cidade. A cena registra o exato momento do fenômeno, balançando a estrutura do local.

Outros relatos também foram compartilhados pelos moradores das cidades.

Em publicação no Facebook, uma moradora afirmou ter visto os móveis de sua casa balançarem com o abalo sísmico. "Aqui na minha casa, meu guarda-roupa é enorme e muito pesado, ele tremeu inteirinho A nossa cama tremeu. Tudo, tudo tremeu", escreveu. Outra ainda comentou que ouviu barulhos durante o fenômeno.

tremor - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Moradores relatam tremor de terra nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Facebook

Já em outra, uma moradora diz ter corrido, ainda de pijama, para fora de casa.

tremor - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Tremor aconteceu pela manhã na cidade
Imagem: Reprodução/Facebook

Essa é a segunda vez neste ano que o fenômeno foi sentido em Guaimbê. O Centro de Sismologia da USP registrou em março um tremor de magnitude 3.0.

O UOL entrou em contato com o Centro de Sismologia da USP que informou que "pequenos tremores assim podem ocorrer em qualquer lugar do Brasil e se devem a pressões geológicas presentes da crosta terrestre."

A instituição ainda afirmou que não é raro que em algumas localidades do país existam tremores mais frequentes que outros e que ainda não se sabe exatamente o motivo de Guaimbê já ter registrado o fenômeno mais de uma vez.

"O Estado de São Paulo é uma das regiões com menor sismicidade do Brasil. Outras regiões como Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso costumam ter tremores mais frequentes e mais fortes", diz a instituição. "Os tremores de terra são imprevisíveis e não há como saber se ocorrerão outros tremores em Guaimbê."

O Centro de Sismologia ainda cita que tremores que não ultrapassem magnitude 4 "raramente provocam algum dano".