Topo

Esse conteúdo é antigo

Falha na linha 9-Esmeralda da CPTM gera transtorno; chuva gera alerta em SP

Passageiros registram transtorno nas redes sociais - Reprodução/Twitter
Passageiros registram transtorno nas redes sociais Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

18/10/2021 08h06Atualizada em 18/10/2021 10h08

Uma falha no sistema de energia que alimenta os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM, em São Paulo, causou transtornos para os passageiros na manhã de hoje, chuvosa na capital paulista. Os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior intervalo, aumentando o número de pessoas nas plataformas e dentro dos veículos.

Segundo a CPTM, o problema na rede área ocorre desde às 4h, após uma forte descarga atmosférica romper um equipamento isolador que protege a rede aérea entre as estações Presidente Altino e Ceasa.

Em nota, a companhia informou que, visando minimizar o impacto, vai realizar estratégia operacional de circulação em dois trechos: "entre Grajaú e Pinheiros, com intervalos médios de 5 minutos (trecho de maior demanda de passageiros neste horário) e outro entre as estações Grajaú e Presidente Altino com intervalos médios de 10 minutos."

Já o trajeto entre as estações Presidente Altino e Osasco deve ser realizado pela Linha 8-Diamante. A companhia ainda informa que equipes de manutenção estão atuando para normalizar a operação.

Ontem, a linha 9-Esmeralda passou por manutenção na Estação Osasco, que também atende a linha 8-Diamante. Segundo a CPTM, as obras estavam voltadas para a substituição de trilhos na via.

Dia de chuva e atenção com alagamentos

A segunda-feira começou com tempestade na cidade de São Paulo, o que colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos das 4h46 às 6h35, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Segundo o órgão da prefeitura, as instabilidades associadas a um cavado (área de baixa pressão nas camadas médias da atmosfera), que provocaram chuva com forte intensidade nas últimas horas, perderam força na Grande São Paulo e se deslocaram para as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

Nas próximas horas o tempo instável continua e novas instabilidades que se deslocam do interior podem atingir novamente a capital e municípios vizinhos. A intermitência das precipitações eleva o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta.

Previsão

Para amanhã, a previsão é de que o cenário se repita. Céu encoberto com chuva fraca e garoa intermitente. Por conta dos ventos e da umidade alta, a sensação térmica será inferior à temperatura aferida pelos termômetros.

A terça-feira tem mínima prevista de 13°C na madrugada e máxima de 17°C no início da tarde.

Confira algumas medidas simples que podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Ao planejar suas viagens, cheque se há ruas bloqueadas em seu trajeto;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou cheque no site da CET.

*Com informações da Agência Brasil