Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes rebate músicos que convocaram ato contra obra em parque: 'Fake news'

Em vídeo, secretário de Paes disse que construção na área do parque não foi autorizada pela prefeitura - Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Em vídeo, secretário de Paes disse que construção na área do parque não foi autorizada pela prefeitura Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 17h02Atualizada em 18/11/2021 17h15

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), rebateu os músicos Frejat e Roberto Menescal e disse que a prefeitura da capital fluminense não autorizou a construção de qualquer empreendimento imobiliário no Parque da Catacumba, na zona sul do município.

"Estão mobilizando um protesto dizendo que a prefeitura autorizou um empreendimento gigante na Lagoa (bairro do Rio), no Parque da Catacumba, mas nada disso é verdade. Nós negamos a licença, e não há obras na área", disse Paes no Twitter.

Na sequência do tuíte, Paes expôs vídeos de Frejat e Menescal convocando para um protesto em 4 de dezembro, às 10h, na Rua Conselheiro Macedo Soares, contra o que seria um pedido de autorização para a prefeitura liberar a construção na área do parque.

Em vídeo convocando para o ato, Frejat disse que a manifestação tem o intuito de "deixar a prefeitura constrangida e envergonhada", fazendo com que o Executivo não autorize a obra.

Já em outro, Menescal disse que o empreendimento que o mercado imobiliário pretende erguer no local está planejado para ter três blocos. "É inadmissível. É uma área nossa, é o nosso verde, é o nosso Rio de Janeiro, o nosso cartão postal", criticou.

Em mensagem direta aos músicos, Paes ironizou. "Que gado acredita em fake news, já sabemos. Gente informada e inteligente, não dá", afirmou.

"A única coisa que já está autorizada no Parque da Catacumba é uma obra da Geo-Rio para a contenção de uma encosta que deslizou em 2019 e o Bispo (referência ao ex-prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos), obviamente, não consertou", pontuou.

O tuíte do prefeito veio acompanhado de um vídeo do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Chicão Bulhões, que reafirmou a mensagem de Paes.

Segundo Bulhões, a autorização para a construção nas proximidades do parque foi negada em agosto, partindo-se do entendimento de que um empreendimento imobiliário naquela região violaria legislações urbanísticas e ambientais do Rio.

"Agora, se houver, obviamente, alguma construção irregular ali — e, nesse momento, nós não temos notícia de que isso esteja acontecendo —, nós estamos sempre abertos para receber essas denúncias e atuar firmemente", prosseguiu.

Inaugurado na década de 1970, o Parque da Catacumba fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. O local é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os músicos

O UOL procurou, por e-mail, as assessorias de Frejat e Menescal para entender como eles se engajaram no protesto e se eles rebatem o que foi dito por Paes ou retificam o que disseram em vídeo. Em nota, Frejat afirmou que "não é fake news e que foi procurado por pessoas preocupadas com a possibilidade da obra ser aprovada. Ele afirmou que recebeu informações para se manifestar convocando as pessoas a se reunirem e manifestarem. Segundo o músico, a obra é "desrespeitosa com nossos parques de preservacão ambiental". A reportagem aguarda o posicionamento de Roberto Menescal.