Topo

Esse conteúdo é antigo

Piloto retorna ao Aeroporto de Guarulhos após passageiro fumar no avião

Da UOL, em São Paulo

19/11/2021 09h32Atualizada em 19/11/2021 14h31

O piloto de um voo que fazia o trajeto São Paulo-Porto Seguro (BA) retornou ao aeroporto pouco tempos depois de ter decolado, devido a um passageiro ter começado a fumar dentro do avião.

"A LATAM Airlines Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal para realizar o desembarque de um passageiro do voo LA 3260 (São Paulo/Guarulhos - Porto Seguro) desta quinta-feira (18) em função de comportamento indisciplinado. A LATAM reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais", disse a companhia em nota.

O Código Penal, no artigo 261, estabelece que é crime fumar durante o voo "por expor a aeronave ao perigo e atentar contra a segurança do transporte aéreo". Aquele que for flagrado praticando tal conduta pode ser condenado à pena de dois a cinco anos de reclusão.

O passageiro desembarcou e agentes do posto da Polícia Federal no aeroporto foram acionados. O avião ficou parado por quase uma hora.

Um vídeo feito por uma das pessoas a bordo do voo e divulgado pelo site Metrópoles, mostra o momento em que o comandante do voo explica a situação aos demais passageiros.

"[O passageiro] descumpriu a lei federal de fumo a bordo. Para a segurança de todos, tivemos que retornar. Estamos efetuando os nossos procedimentos de reabastecimento, aguardando a tripulação que prosseguirá para Porto Seguro. Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas a nossa segurança sempre em primeiro lugar", disse ele.

Este é o segundo voo da Latam que precisa retornar ao aeroporto de origem depois da decolagem. Anteontem (17), um voo que fazia o trajeto Porto Alegre-Brasília precisou voltar ao Aeroporto de Porto Alegre depois de colidir com uma ave.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o texto, o artigo do Código Penal que prevê pena para quem fumar no avião não é o 221, e sim o 261. A informação foi corrigida.