Topo

Esse conteúdo é antigo

'Superbebê' de 7kg tem alta no Pará quase um mês após o nascimento

A "superbebê" do Pará ficou internada devido ao seu peso e a um quadro de hipoglicemia - Reprodução/ Santa Casa do Pará
A 'superbebê' do Pará ficou internada devido ao seu peso e a um quadro de hipoglicemia Imagem: Reprodução/ Santa Casa do Pará

Do UOL, em São Paulo

12/12/2021 09h09Atualizada em 12/12/2021 09h11

A 'superbebê' Estéfany Araújo Evangelista, nascida no dia 15 de novembro na Santa Casa do Pará, recebeu alta na última sexta-feira (10) e já voltou para casa com os pais Francilene do Espírito Santo Araújo e Paulo César Santana Evangelista. O "superbebê", denominação para recém-nascidos com mais de 4 kg, nasceu com pouco mais de 7 quilos e 61 centímetros.

"Estefany agora está indo para a comunidade onde os pais residem. Lá, toda a família e amigos do casal aguardam a mais nova e gigante integrante com muita expectativa", disse o hospital em um comunicado. Estéfany precisou ficar internada devido ao peso e a um quadro de hipoglicemia.

A família, que vive em Igarapé Mocoonzinho em Acará, no nordeste do Pará, foi surpreendida com o peso e tamanho da filha. Segundo a médica pediatra da Santa Casa, Vilma Hutim, o peso normal de um bebê ao nascer é de 2,5 kg até 3,999 kg. De acordo com levantamento do hospital, é possível que a criança paraense seja um dos 10 maiores bebês já nascidos no mundo.

alta superbebê Estefany - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Francilene do Espírito Santo Araújo com a filha, a superbebê Estefany, ao lado das enfermeiras da Santa Casa do Pará. A bebê recebeu alta na última sexta-feira (10)
Imagem: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Segundo a médica pediatra Olívia Mota, Estefany realizou um tratamento com uso de antibióticos no hospital, recomendado pelo cardiologista, e deve seguir com acompanhamento médico em casa. Mota disse que Francilene desenvolveu diabetes gestacional durante a gestação, o que pode explicar as características da bebê.

"Mães que têm diabetes gestacional dão à luz crianças muito grandes, normalmente são bebês maiores que quatro quilos, e não tão grandes quanto a nossa Estefany, que surpreendeu pelo peso que nasceu. Uma das prováveis causas da Estefany ter nascido tão grande foi a diabetes gestacional da mãe".

O pai de Estefany, Paulo César Santana Evangelista, diz que a comunidade onde mora estava ansiosa para conhecer a filha. No entanto, contou que todas as roupas que foram adquiridas para a filha foram todas perdidas.

"Não deu nela pelo tamanho. Agora estamos sem as roupas ideais para nossa filha. Temos que fazer um novo enxoval que atenda o seu tamanho", contou.