Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: Moradores fazem 'corrente' para levar doações após cratera abrir em via

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 09h21

Moradores das cidades de Coaraci e Itapitanga, no sul da Bahia, fizeram uma "corrente" para poder transportar doações a pessoas afetadas pelas fortes chuvas, depois que um trecho da BA-561 se rompeu, ontem.

Segundo informações da TV Bahia, um caminhão com doações que seguia para Itapitanga teve a viagem interrompida por causa de uma cratera na via.

Dezenas de pessoas fizeram uma corrente e passaram o material de mão em mão até que chegasse ao outro lado da rodovia, onde outro veículo aguardava para seguir viagem com as doações.

Número de mortos chega a 20

As fortes chuvas que atingem o estado já causaram a morte de 20 pessoas e afetaram mais de 470 mil pessoas. Em entrevista concedida hoje a veículos da Bahia, o governador Rui Costa (PT) disse que as chuvas deixaram um cenário "de guerra" e que ainda não tem como dar um prazo para a recuperação das estradas estaduais e federais afetadas pelas inundações.

"A extensão da destruição é o que impressiona. Parece que houve uma guerra. As crateras, as barragens que foram levadas, as pontes, o dano à infraestrutura é enorme. Nossos técnicos estão avaliando os danos, mas ainda não temos esse dado concreto", afirmou o governador.

Costa anunciou ainda a criação de um auxílio financeiro por parte do governo para as famílias atingidas pelas chuvas, dentro do programa Estado Solidário, e a extensão da tarifa social da Embasa (Empresa de Águas e Saneamento da Bahia) para todos os imóveis, entre casas e comércios, que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência.

O valor do auxílio não foi anunciado, mas segundo o governador será destinado às pessoas para que elas comprem item básicos como roupas, materiais de higiene, água e outros. "Algumas pessoas só estão com a roupa do corpo, nem documentos têm, e têm que recomeçar sua vida inteira", afirmou.

As medidas valem para moradores e comerciantes dos 100 municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas. A extensão da tarifa social já havia sido concedida aos moradores de cidades do extremo sul do estado, onde as chuvas provocam estragos desde o início deste mês.