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Carro alugado para de funcionar em estrada de PE por bloqueio da locadora

Carro parou no meio da estrada em Pernambuco após bloqueio de locadora - Arquivo Pessoal
Carro parou no meio da estrada em Pernambuco após bloqueio de locadora Imagem: Arquivo Pessoal

Maurício Businari

Do UOL, em Santos (SP)

27/01/2022 18h45

A empreendedora Louise Moura Cruz, 40, e seu marido, o atuário Thiago Moura Cruz, 39, tiveram o carro bloqueado remotamente por uma empresa de locação de veículos no final da tarde da última terça-feira (25). Eles estavam a bordo de um veículo alugado pela Movida Aluguel de Carros, trafegando pela PE-16, em Recife (PE), quando o veículo simplesmente parou de funcionar.

Ela contou que o marido, que estava na direção, não conseguia mais controlar o carro no momento em que houve o bloqueio. A direção endureceu e os freios não respondiam. Com muito esforço, ele conseguiu conduzir o automóvel até o acostamento e puxar o freio de mão para pará-lo. Por sorte, o veículo alugado não provocou ou se envolveu em um acidente. "Acho que meu marido conseguiu evitar coisa pior."

A princípio, o casal pensou que o carro pudesse ter sofrido uma pane. "Quando ligamos para o seguro, nos informaram que não podiam nos atender, porque segundo o sistema nosso contrato constava como inadimplente e o carro estava indicado como "com restrição". Foi aí que desconfiamos que algo estranho estava acontecendo", conta Louise.

O casal então ligou para a agente comercial da empresa e também para a gerente da loja que fez os contratos. Como era final da tarde, disseram que nada poderiam fazer porque o expediente estava encerrado. "Nós conseguimos rebocar o carro para um terreno nas imediações para evitar que sofresse algum dano e a gente ainda tivesse um prejuízo maior", explica.

No dia seguinte, a empreendedora pensava que eles iriam se desculpar pelo que aconteceu. Porém, segundo ela, a única preocupação da empresa era com a localização do veículo —se o casal não fosse até o local para resgatá-lo a empresa enviaria uma equipe de busca. "E daí seríamos negativados. Nunca mais poderíamos alugar outro carro", conta.

"A consultora chegou a dizer para mim que eu tinha que estar no local novamente, para tentar dar a partida no carro, pois 'o bloqueio havia sido retirado'. Foi aí que veio a confirmação final. Não havia mesmo sido pane. Foi um bloqueio remoto efetuado pela locadora. Foi quando eu, já com os prints da conversa e tudo, acabei fazendo uma publicação no LinkedIn", afirmou Louise. A publicação viralizou na rede social, com mais de 18 mil curtidas e 1.800 comentários.

"Eu me sinto estarrecida de verdade. Chocada. Achei inacreditável que uma coisa dessas pudesse acontecer. Parece coisa de filme de 007, um carro ser bloqueado a distância", declarou. "Corremos um risco muito grande por uma inadimplência que nunca existiu".

Por meio de nota, a Movida Aluguel de Carros informou que a empresa tomou ciência da manifestação da cliente e se solidariza em sua indignação, visto que o sistema de bloqueio "não deve ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento".

"Nos desculpamos e tomamos todas as providências em relação ao atendimento que ela recebeu, reforçando nossa preocupação com os nossos clientes e para que a situação não volte a ocorrer. Comunicamos o assunto imediatamente à empresa responsável pelo controle do monitoramento e suspendemos o sistema temporariamente", conclui a Movida, na nota.

Aviso de inadimplência gerou bloqueio

A confusão envolvendo o veículo bloqueado na verdade teve início na sexta-feira passada (21). Louise conta que recebeu uma ligação da Movida, informando que o seu contrato estava inadimplente. O contrato, de locação de dois automóveis, foi efetuado em fevereiro de 2021, em nome da empresa do marido, a Solvency Consultoria e Assessoria Atuarial.

movida, comprovante - Reprodução - Reprodução
Louise Moura Cruz enviou comprovantes à Movida antes do carro ser bloqueado em movimento no meio de uma estrada em Pernambuco
Imagem: Reprodução

"Eu disse que estava com os comprovantes, mas a agente dizia que não constava no sistema. Ela pediu então que eu entrasse em contato com a gerente da loja da locadora", lembra a empreendedora. "Eu liguei, conversamos. Enviei os comprovantes, mas mesmo assim o aviso no sistema continuava o mesmo, atestando a inadimplência".

Louise então teria solicitado à funcionária que fizesse um levantamento por escrito, com os débitos que o sistema ainda acusava como "em aberto" nos dois contratos. "Eu disse a ela que levaria todos os que ela me pedisse na terça-feira. Só que ela não me enviou nada. Pensei então que ela tivesse verificado que se tratava de um engano e que estava tudo bem. Só que na terça-feira mesmo ocorreu o bloqueio do veículo que a gente estava usando".

A estrada em que o casal trafegava no momento do bloqueio, a PE-16, também conhecida como Estrada de Mumbeca, fica em Nova Aldeia. Ela encurta a distância entre a Mata Norte e a Região Metropolitana de Recife. Apesar de ser uma estrada estreita, escura e mal sinalizada, é muito utilizada para quem se desloca rumo às praias do litoral norte.