Topo

Esse conteúdo é antigo

Tiroteio assusta passageiros e interrompe linhas de trem e vacinação no RJ

Ação resultou em fechamento de postos de vacinação no RJ - Reprodução/Twitter
Ação resultou em fechamento de postos de vacinação no RJ Imagem: Reprodução/Twitter

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL no Rio

02/02/2022 12h18Atualizada em 02/02/2022 12h18

Um tiroteio na Cidade Alta, em Cordovil, zona norte do Rio de Janeiro, interrompeu 11 estações de trem da Supervia, na manhã de hoje. Por volta das 6h, passageiros precisaram deitar no chão do coletivo para se proteger dos disparos. Os tiros foram disparados durante uma operação da Polícia Militar em Cordovil — Cidade Alta, Pica-pau e Cinco Bocas — e Brás de Pina.

Segundo a PM, um criminoso armado com pistola 9 mm foi preso na Comunidade Cinco Bocas. Uma granada e rádio comunicador também foram apreendidos na ocorrência. A ação é para coibir o tráfico da região que fez uma vítima na tarde de ontem, quando um garoto de 18 anos foi baleado na cabeça enquanto estava dentro do carro da mãe, em Cordovil.

A Supervia informou em nota que por volta das 8h desta quarta-feira (2), a operação no ramal Saracuruna foi normalizada e trens já circulam por todas as estações. As extensões Vila Inhomirim e Guapimirim também voltaram a funcionar. Desde 6h, devido a uma ocorrência de segurança pública nas proximidades da estação Cordovil, o ramal Saracuruna operava somente no trecho Central - Penha, e as extensões Vila Inhomirim e Guapimirim estavam suspensas. Durante a operação, 11 estações ficaram fechadas.

Dois ônibus foram roubados e utilizados como barricadas em algumas entradas da Cidade Alta. Em nota, a Rio Ônibus lamentou e repudiou a ação criminosa: "A segurança pública é uma das premissas para que o setor de ônibus — que vem sofrendo com o colapso causado pelo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato — possa oferecer um serviço mais eficiente e seguro a milhões de usuários, diariamente, na capital fluminense', diz a nota.

O posto de vacinação José Breves e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres, tiveram a vacinação interrompida durante a manhã: "Ambas localizadas na Cidade Alta, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de usuários e profissionais, não há previsão para abertura na manhã desta quarta-feira (2)", diz a nota da Secretaria Municipal de Saúde.

Nas redes sociais, moradores da região falaram sobre o tiroteio em Cordovil:

"Gente, eu concordo com a @SuperVia_trens em aumentar o valor da passagem porque deve está sendo caro fabricar trens a prova de bala. Ah não estão fabricando não?

Jovem baleado motivou operação

Caio Douglas Nascimento, 18, foi baleado na cabeça dentro do carro em que estava com a mãe, na tarde de ontem (1), em Cordovil. Ao menos três criminosos alvejaram o carro da mulher, por volta das 15h, quando ela entrou em uma rua errada e entrou em uma comunidade.

Minha mãe passou da entrada e acabou pegando uma rua errada. Quando entrou, se deparou com pelo menos três caras armados que começaram a balear o carro. Ela acelerou e pediu ajuda em uma oficina para levar meu irmão ao hospital. O Caio está em estado grave, mas está respondendo bem.
Carolyne Fernandes, irmã

Em uma publicação no Twitter, a jovem de 25 anos contou que hoje seria um dia importante, pois o irmão iria se apresentar no exército, mas acabou tomando um tiro na cabeça.