Topo

Esse conteúdo é antigo

Juiz escreve que terá tempo para tomar uísque após audiência sair de pauta

Reprodução de despacho em que juiz do trabalho diz que aproveitará horário de audiência cancelada para "atividades lúdicas, como tomar duas ou três doses de whisky, não mais" - Reprodução
Reprodução de despacho em que juiz do trabalho diz que aproveitará horário de audiência cancelada para "atividades lúdicas, como tomar duas ou três doses de whisky, não mais" Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/02/2022 20h06

Ao comemorar o cancelamento de audiência agendada para esta sexta-feira (4), o juiz titular da 14ª Vara do Trabalho de Salvador, Benilton Brito Guimarães, destacou, no despacho juntado ao processo, que aproveitaria o horário livre para "duas ou três doses de whisky."

Na ação, Guimarães determina a retirada do processo de pauta por causa da oposição à audiência telepresencial por parte da ré.

"Melhor para o juiz e a secretária de audiência, que poderão aproveitar o respectivo horário para atividades lúdicas, como tomar duas ou três doses de whisky, não mais que isso. Aguarde-se o retorno das atividades presenciais", escreveu o juiz.

'Cancelamento compromete agilidade'

Segundo Guimarães, o ato foi uma manifestação a seu descontentamento com a situação, pois o cancelamento da audiência comprometia a rapidez processual, mas que não comemorou o feito.

"Apenas me vali de uma ironia para expressar meu descontentamento com o fato de não estar conseguindo imprimir aos processos a celeridade que a sociedade merece", disse.

A imagem do despacho viralizou nas redes sociais. A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região informou que deve adotar medidas cabíveis ao caso.

"Jamais imaginei que um simples despacho, destinado única e exclusivamente a ratificar a retirada de um processo de pauta, fosse gerar tanto alarido. O fato é que pratiquei um ato destoante do meu comportamento ordinário", afirmou.

Outros casos de irreverência

Em novembro do ano passado, a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho abriu procedimento administrativo para apurar a conduta do juiz substituto Diego Petacci.

O motivo: em maio de 2021, enquanto concluía audiência em que um funcionário cobrava do empregador verbas trabalhistas, o magistrado vestia a camisa do São Paulo Futebol Clube. Um dia antes, o time tricolor havia conquistado o Campeonato Paulista, ao vencer o Palmeiras por 2 a 0.

O magistrado também é investigado por incluir a letra do hino do São Paulo numa decisão em que homologou o acordo trabalhista, em maio. No documento, Petacci pede licença para fazer a homenagem ao time do coração.

Em 2012, num termo de audiência, o juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva, então substituto na 2ª vara do Trabalho de Campo Grande (MS), prestou homenagem ao Corinthians, pelo título da Copa Libertadores da América em 2012.

Na ata, o magistrado declarou: "Ao iniciar os trabalhos este magistrado pede vênia às partes e advogados presentes para prestar uma homenagem ao time do coração, o Corinthians, pela conquista da Copa Santander Libertadores de América. Registra, assim, sincero agradecimento ao técnico Tite [e aos 11 jogadores envolvidos] por terem feito do dia 04.07.2012 um dos mais felizes e memoráveis para a Fiel Nação Corintiana", escreveu.