Topo

Esse conteúdo é antigo

Bilhete em garrafa leva a resgate de náufragos ilhados há 17 dias no PA

Os seis tripulantes foram resgatados com vida na Ilha das Flechas, no Pará, após 17 dias no local - Marinha do Brasil
Os seis tripulantes foram resgatados com vida na Ilha das Flechas, no Pará, após 17 dias no local Imagem: Marinha do Brasil

Luciana Cavalcante

Do UOL, em São Paulo

13/04/2022 21h37Atualizada em 14/04/2022 06h20

Seis tripulantes de uma embarcação que pegou fogo e desapareceu desde o último dia 27 de março foram resgatados com vida hoje, na Ilha das Flechas (PA), após um bilhete contendo um pedido de socorro ter sido encontrado em uma garrafa por civis, com a localização exata deles e os telefones de seus familiares. A embarcação deixou Santarém (PA), no último dia 24, com destino a Chaves, na Ilha do Marajó, mas deixou de fazer contato no terceiro dia de viagem.

A duração da viagem seria de 10 dias, mas desde o dia 27 de março os tripulantes não davam notícias aos familiares. A embarcação, que é de transporte de cargas e passageiros, estava levando uma carga cujo conteúdo não foi informado. Assim que perceberam o desaparecimento, familiares procuraram a polícia civil e a Marinha para registrar o caso.

A Marinha do Brasil confirmou que o resgate dos tripulantes da embarcação "Bom Jesus" foi feito hoje com o auxílio de uma aeronave Super Cougar. O órgão já tinha instaurado inquérito para apurar as circunstâncias do desaparecimento do barco e contava com a Capitania dos Portos do Amapá para realizar buscas e salvamento.

bilhete - Marinha do Brasil - Marinha do Brasil
Bilhete em garrafa dizia local em que grupo estava e pedia para que familiares fossem avisados
Imagem: Marinha do Brasil

No bilhete encontrado por pescadores em uma garrafa plástica presa a uma boia laranja, um dos ilhados escreveu "Socorro! Socorro", junto à informação de que o grupo estava na Ilha das Flechas há pelo menos 13 dias.

O bilhete foi escrito no dia 9 de abril e acabou sendo encontrado e encaminhado às autoridades locais.

De acordo com a Marinha, os seis foram encontrados em bom estado de saúde e passarão por atendimento médico no Hospital do 4º Distrito Naval. Eles desembarcaram na noite de hoje em Belém.

Ainda não há informação sobre o local exato do naufrágio do "Bom Jesus".

Náufragos ilhados foram resgatados pela Marinha - Marinha do Brasil - Marinha do Brasil
Náufragos ilhados foram resgatados pela Marinha
Imagem: Marinha do Brasil