Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é indiciado por pintar suástica em dia de aniversário de Adolf Hitler

Imagem de câmera de segurança ajudou a identificar homem que pintou suástica - Reprodução
Imagem de câmera de segurança ajudou a identificar homem que pintou suástica Imagem: Reprodução

Luiz Fernando Figliagi

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

21/04/2022 22h12

Um homem foi indiciado pela polícia por pintar uma suástica em uma rua do bairro Jardim Califórnia, área nobre de Ribeirão Preto (SP), no dia em que Adolf Hitler faria aniversário. O símbolo nazista foi desenhado na via durante a noite de quarta-feira (20).

O ato foi rapidamente divulgado em redes sociais e várias denúncias foram feitas à Polícia Civil da cidade. O suspeito foi identificado nesta quinta-feira (21).

Ele prestou depoimento e, segundo nota oficial da Polícia Civil, admitiu ter pintado o símbolo da suástica e disse estar arrependido. Câmeras de segurança ajudaram na identificação.

Foi instaurado um inquérito, o homem foi indiciado por racismo e vai responder ao inquérito em liberdade. O nome dele não foi divulgado.

A Lei Federal nº 7.716/89 no artigo 20, inciso 1, determina que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo", serão punidas com reclusão de dois a cinco anos de prisão e multa.

Pintando novamente para disfarçar

Quando percebeu que a imagem da suástica pintada na rua havia viralizado, o suspeito pintou novamente o local com a mesma tinta branca e desenhou um quadrado com os números '369' por cima, para tentar disfarçar. Ele fez isso nesta quinta, antes de prestar o depoimento à polícia.

Imagens de câmeras de segurança divulgadas em redes sociais mostram que ele sai de casa por volta de 12h05 e vai até um vizinho, pega alguns utensílios, volta à rua onde o símbolo nazista estava pintado e começa a cobri-lo.

Sociedade Israelita protesta

A Sociedade Israelita de Ribeirão Preto divulgou nota criticando o episódio.

"A triste e propositada inscrição de símbolo nazista em logradouro público denuncia a indiferença e a vilania de seus atores, bem como o malbaratamento da história recente do povo judeu, vítima de uma ideologia e política preconceituosas, atrozes, cujas realizações jamais deverão ser esquecidas", fala.

A organização disse que medidas legais estão sendo providenciadas para o combate a ações criminosas.