Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana vai do calor a queda brusca de temperatura; veja previsão pelo país

No Centro-Oeste, semana tende a ser de temperaturas altas, enquanto chuvas fortes devem cair em capitais do Nordeste - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
No Centro-Oeste, semana tende a ser de temperaturas altas, enquanto chuvas fortes devem cair em capitais do Nordeste Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2022 04h00

A primeira semana de maio deve começar com as máximas por volta de 30ºC em São Paulo, mas a tendência é que ocorra uma mudança brusca de temperatura entre quarta (4) e quinta-feira (5), quando os termômetros não devem marcar mais do que 20ºC. A tendência é acompanhada pelos estados do Sul e outros do Sudeste.

Hoje, a máxima deve ser de 28ºC, e a mínima, de 18ºC, segundo o Climatempo. Já amanhã as temperaturas devem ficar entre 18ºC e 31ºC. A previsão para os dois dias indica chuva moderada a partir da tarde.

Na quarta-feira, não há previsão de chuva, e a temperatura deve ficar entre 19ºC e 27ºC. É na quinta-feira que o tempo deve esfriar consideravelmente, com os termômetros podendo chegar a mínimas de 12ºC e máximas não passando de 20ºC, além de haver chuva leve pela tarde e pela noite.

Já na próxima sexta-feira (6), a tendência é de tempo firme o dia todo, sem nebulosidade e chuvas, mesmo que leves. Ainda assim, as temperaturas não devem voltar aos patamares do início da semana, ficando entre 14ºC e 22ºC.

Segundo o MetSul, maio deve ser um mês de temperaturas regulares e chuva um pouco acima da média - apesar de já ser um mês mais seco que os do verão. O frio deve aparecer de forma moderada e deve-se notar uma amplitude térmica maior: noites frias e dias quentes.

Ainda segundo a agência de meteorologia, o fim do mês pode trazer uma frente fria mais forte e geadas no Sul.

Chuvas

Em Porto Alegre, a tendência para a semana é de chuvas fortes, que, podem ultrapassar os 100 mm num só dia.

O fenômeno é explicado por um ciclone bomba que se formou no Atlântico, que é responsável por temporais e ventanias.

ciclone bomba - Reprodução/MetSul - Reprodução/MetSul
Ciclone bomba em imagem de arquivo
Imagem: Reprodução/MetSul

As chuvas fortes que devem pesar em Porto Alegre caminham para subir o Brasil e atingir São Paulo, a começar pelo litoral do estado, segundo o MetSul.

Veja como deve ficar o tempo em outras capitais:

Sudeste

No Rio de Janeiro, as temperaturas hoje devem ficar entre 20ºC e 32ºC, com as mínimas subindo e as máximas caindo ao longo da semana — na sexta, os termômetros devem variar pouco, ficando entre 22ºC e 25ºC.

O sol também tende a ser forte em Vitória, com os termômetros ficando entre 20ºC e 32ºC entre hoje e amanhã e por volta de 24ºC e 29ºC na quinta e na sexta-feira.

E em Belo Horizonte, as mínimas e máximas devem ficar ligeiramente estáveis: as primeiras tendem a ficar entre 15ºC e 18ºC, e as segundas, variando um pouco mais, entre 25ºC e 30ºC. Entre hoje e amanhã, não chove, segundo o Climatempo. No restante da semana, as temperaturas seguem constantes, com máximas de 27ºC.

Nordeste

Em Salvador, a previsão é de chuva moderada entre hoje e amanhã e sol entre nuvens durante toda a semana. Os termômetros devem ficar entre 22ºC e 30ºC.

Previsão semelhante ocorre para Aracaju e Maceió, onde o sol também deve ficar entre nuvens e chuvas moderadas tendem a ocorrer de segunda até sexta. Nos termômetros, as temperaturas devem permanecer entre 22ºC e 29ºC.

Mais ao norte, em Recife, em João Pessoa e em Natal, temporais fortes, acima de 30 mm, devem cair hoje, amanhã, quarta e sexta, com as temperaturas não ficando abaixo de 25ºC e batendo em um teto de 30ºC nestes dias.

Em Fortaleza, o cenário é semelhante, com chuvas acima de 20 mm e uma quarta-feira sem sol e com precipitação durante todo o dia. As temperaturas tendem a ficar entre 25ºC e 31ºC.

Já em Teresina, chuva forte mesmo é só na terça e na quarta, quando o dia estará nublado e chuvoso do início ao fim, enquanto em São Luís pancadas de chuva consideráveis devem ocorrer de segunda a sexta. Nas duas capitais, as temperaturas devem ficar entre 24ºC e 30ºC.

Sul

Em Porto Alegre, a tendência é que, na semana, os termômetros fiquem estáveis de segunda a sexta, com mínimas que chegam a 13ºC, e máximas, a 22ºC.

Além das temperaturas baixas, a chuva também deve imperar na capital gaúcha nesta semana: hoje, amanhã — o dia todo — e sexta tendem a ser dias com chuva moderada, e nos demais dias, a precipitação deve ser forte, com 102 mm de água caindo sobre Porto Alegre na quarta-feira.

Em Florianópolis, as máximas devem ficar estáveis, variando entre 22ºC e 25ºC, enquanto as mínimas tendem a ficar entre 15ºC e 20ºC. O tempo deve ficar chuvoso hoje e amanhã, com pancadas moderadas na quarta e leves na quinta.

E em Curitiba, a tendência para os próximos dias é de sol com nuvens e temperaturas baixas, com chuvas ocorrendo a qualquer hora entre hoje e amanhã. A semana deve começar com mínima e máxima em, respectivamente, 15ºC e 23ºC, chegando a ficar entre 10ºC e 20ºC na sexta.

Centro-Oeste

A semana tende a ser de máximas altas em Brasília e em Goiânia, variando entre 28ºC e 33ºC. Já as mínimas devem ficar por volta de 16ºC e 18ºC. O tempo deve ser de sol com algumas nuvens durante todos os dias desta semana, sem chuva.

Em Cuiabá, a semana deve iniciar ainda mais quente do que em Brasília e Goiânia, com os termômetros podendo chegar a 35ºC entre hoje e amanhã. A partir de quarta, porém, o indicador não deve passar de 30ºC, e a mínima pode chegar a 12ºC.

E em Campo Grande, os termômetros devem ficar entre 20ºC e 33ºC entre hoje e amanhã, com as temperaturas caindo a partir de quarta, podendo alcançar mínima de 10ºC na quinta e a máxima não passando de 25ºC na sexta.

Norte

Na capital do Tocantins, Palmas, chuva só deve cair na terça — e leve —, com os demais dias o tempo ficando aberto, com sol e nuvens. Consequentemente, as temperaturas tendem a ser mais quentes, com máximas podendo chegar a 35ºC.

Em Macapá, devem cair chuvas moderadas entre hoje e amanhã, e a previsão do tempo indica que as temperaturas não devem ficar nem abaixo de 24ºC, nem acima de 32ºC.

Já em Belém, pancadas moderadas de chuva devem cair sobre a capital paraense nos cinco dias úteis da semana, e os termômetros não devem marcar menos do que 22ºC e nem mais do que 31ºC.

Uma pancada moderada de chuva também deve cair em Boa Vista na próxima quinta-feira. Na capital de Roraima, as temperaturas tendem a ficar em números semelhantes aos registrados em outras grandes cidades da Região Norte: 22ºC e 33ºC.

Indo para o Amazonas, em Manaus, a semana deve começar com chuvas moderadas que vão se tornando mais fortes com o passar da semana, até alcançar 54 mm na sexta, com temperaturas entre 23ºC e 32ºC.

No Acre, a previsão é de que não chova hoje em Rio Branco, e que apenas precipitações leves caiam sobre a cidade entre amanhã e quarta, quando os termômetros devem marcar temperaturas entre 22ºC e 30ºC.

E em Porto Velho, a tendência é que chuvas moderadas caiam entre hoje e amanhã na cidade, mas que o resto da semana seja sem precipitações e com temperaturas variando entre 21ºC e 32ºC.