Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra avião atravessando cortina de fumaça de incêndio em Guarulhos

Airbus A380 é visto atravessando densa fumaça que cobria os céus do Aeroporto de Guarulhos (SP). - Reprodução/YouTube
Airbus A380 é visto atravessando densa fumaça que cobria os céus do Aeroporto de Guarulhos (SP). Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2022 11h00

O circuito de câmeras do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou o momento em que uma aeronave Airbus A380 é obrigada a atravessar uma densa cortina de fumaça preta, provocada por um incêndio de grande proporção próximo ao local.

As imagens foram feitas pouco depois das 17h do domingo (1) e mostram o momento em que o avião se preparava para pousar. A elevada consistência da fumaça escureceu grande parte do campo de visão do céu, tanto para os profissionais na torre de comando no aeroporto, quanto para os tripulantes das aeronaves.

No vídeo, o A380 surge em meio à fumaça e pode ser visto graças à sua iluminação interna. Por um breve instante, a aeronave desaparece em meio à coluna, mas se liberta dela e continua seu trajeto em direção à pista de pouso.

De acordo com informações do site Aeroin, fumaças e outros grandes empecilhos capazes de cobrir os céus podem afetar momentaneamente a visão dos pilotos. No entanto, o incidente não representou uma ameaça à segurança da aeronave e de seus tripulantes, já que o aeroporto conta com equipamentos para aproximação e viabilização de pousos em condições de baixa visibilidade. Dessa maneira, as aeronaves conseguem chegar ao seu destino em segurança, mesmo quando há certas tribulações.

A cidade de Guarulhos registrou ao menos três incêndios grandes em menos de uma semana, a maioria deles em locais próximos ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Acredita-se que a desordem na pista de pouso e decolagem tenha sido provocada por um incêndio que atingiu um galpão de uma empresa produtora de plásticos por volta das 16h no domingo (1). Além disso, o local voltou a ser afetado por outro foco ontem, mas em proporções menores e foi rapidamente controlado pelos bombeiros.

Anteriormente, outro incidente aconteceu na última quarta-feira (27), quando o prédio de uma transportadora foi tomado pelas chamas.

Nestas ocorrências, as elevadas chamas resultaram em fumaças densas que se estenderam até as dependências do aeroporto e foram registradas pelas câmeras de segurança do local.