Topo

Esse conteúdo é antigo

Suspeita de aliciar brasileira presa por tráfico na Tailândia é detida

Câmeras de segurança do aeroporto de Curitiba registraram momento em que Mary Hellen chega com malas contendo cocaína - Polícia Federal/Divulgação
Câmeras de segurança do aeroporto de Curitiba registraram momento em que Mary Hellen chega com malas contendo cocaína Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 08h16Atualizada em 05/05/2022 08h16

Uma mulher suspeita de aliciar para o tráfico de drogas a brasileira Mary Hellen Coelho, 22, e outros dois homens detidos na Tailândia em 14 de fevereiro, foi presa pela Polícia Federal na manhã de hoje, em Curitiba.

O mandado de prisão preventiva faz parte da Operação Ong Bak e foi executado junto a outros dois, de busca e apreensão. Todos foram emitidos pela 9ª Vara da Justiça Federal em Curitiba e foram cumpridos na capital paranaense.

De acordo com a polícia, as investigações sobre o caso foram iniciadas assim que Mary Hellen e os outros dois brasileiros foram detidos com 15,5 kg de cocaína em malas no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok. Eles embarcaram com as drogas no aeroporto de Curitiba. No país asiático, o crime de tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte.

As investigações da PF constataram que os dois brasileiros presos com Mary Hellen já tinham viajado para o exterior, possivelmente com drogas, antes da pandemia da covid-19.

Todos os investigados devem responder por tráfico internacional de drogas e associação criminosa para o tráfico. Somadas, as penas podem chegar a 25 anos.

Prisão de Mary Hellen

Mary Hellen Coelho Silva, 22, foi detida em 14 de fevereiro e enviou uma carta à família após quase dois meses presa em uma cadeia na Tailândia. A carioca morava em Pouso Alegre (MG) e embarcou no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Na mensagem enviada aos parentes e reproduzida pela revista Veja, a mulher diz que passa noites em claro desde sua prisão e diz que espera voltar ao Brasil o mais rápido possível, agradecendo o apoio que recebeu de desconhecidos nas últimas semanas.

"Um grande obrigado a todos do Brasil por me ajudarem. Tenho saudade da comida brasileira", escreveu Mary Hellen em um dos trechos da mensagem, divulgada pelo periódico.

Nela, a carioca contou também que está sendo apoiada por dois amigos no país asiático e que se sente "muito melhor agora".

Segundo a família, Mary Hellen buscava ganhar dinheiro para custear o tratamento de câncer no útero que a mãe sofria, há três anos. A mãe de Mary Hellen morreu devido a um câncer em abril.