Topo

Esse conteúdo é antigo

Família de Dom: Embaixada informou sobre corpos, mas depois não disse nada

O veterano correspondente Dom Phillips visita uma mina em Roraima, em novembro de 2019 - Joao LAET/AFP
O veterano correspondente Dom Phillips visita uma mina em Roraima, em novembro de 2019 Imagem: Joao LAET/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 09h11Atualizada em 14/06/2022 15h32

Após serem informados de que dois corpos foram encontrados ontem de manhã nas buscas pelo Vale do Javari (AM), a família de Dom Phillips afirmou que a embaixada brasileira não apresentou novas atualizações. O jornalista britânico e Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio), seguem desaparecidos.

Em nota, a família do correspondente disse que foram contatados por Roberto Doring, conselheiro da embaixada brasileira em Londres, "para transmitir uma atualização que recebeu de um contato oficial brasileiro". "Fomos informados por telefone que dois corpos haviam sido encontrados, mas que, devido ao fato de ainda ser de manhã no Brasil, nenhuma identificação havia ocorrido".

A família ainda falou que, para piorar, a informação era contrária ao que a Polícia Federal acreditava. "Não temos atualização para esta posição e, para complicar nossa situação já angustiante, fomos informados de forma confiável que a Polícia Federal no Brasil está contrariando isso", disse. "Só podemos esperar que, com o tempo, entendamos o que aconteceu".

Polícia Federal negou que os corpos foram encontrados

Em nota divulgada ontem, o comitê de crise coordenado pela Polícia Federal descartou a informação inicial de que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados. Mas não se posicionou sobre a possível localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

"Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos", diz a PF.

Onde o indigenista e o jornalista desapareceram - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

"Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados", conclui o texto, sem mencionar a informação posterior da localização de dois corpos ainda não identificados.

A Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) também negou que corpos teriam sido encontrados no local. "Acabamos de confirmar com nossa equipe via telefone satelital que não encontraram nenhum corpo na área de busca", informou em comunicado à imprensa.